UFS, IPHAN e Laranjeiras firmam parceria que quase passa batida até mesmo em AnderSonsBlog, que tanto apreço tem por esse tema. Saiba do que se trata a seguir

A política é algo tão invocado e intenso que, mais das vezes, a gente acaba perdendo o foco no que realmente importa no âmbito da administração pública pra dar atenção às futricas e aos nhenhenhéns cotidianos que muito falam, mas nada dizem, essa é a verdade!

E como não tem nenhum receio de admitir suas falhas, AnderSonsBlog admite publicamente que quase deixou passar em brancas nuvens um fato maravilhoso que, se colocado em prática e bem conduzido, pode representar uma revolução no Turismo Histórico sergipano e literalmente salvar uma cidade inteira!

Sem mais delongas, vamos a um pequeno trecho do material enviado pela assessoria de Comunicação da prefeitura de Laranjeiras: “nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura em parceria com o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), lançaram o canteiro-modelo em Laranjeiras. O objetivo é realizar ações de assistência técnica pública e gratuita, para o desenvolvimento, capacitação e qualificação de intervenções de conservação de bens tombados pelo instituto em Laranjeiras”.

Leitor e leitora, resumindo bem pra ficar de fácil compreensão: a ideia é simples e genial a um só tempo!

É que uma cidade com um patrimônio arquitetônico histórico como é Laranjeiras infelizmente vê sua urbe, especialmente a parte que foi construída há três, quatro séculos, se deteriorar, na melhor das hipóteses, ou, pior ainda, ser descaracterizada por ações humanas absolutamente desprovidas de preparo pra esse tipo de intervenção.

Daí perdem todos: o município, que vê a beleza arquitetônica antiga ir se transformando em ruínas, perde o estado, que vê uma atração histórica e turística caindo aos pedaços e, por fim, e mais importante de tudo, perde a população laranjeirense por não conseguir explorar de forma sustentável a cidade em que vive!

Até porque, como se trata de uma cidade com inúmeros imóveis tombados como Patrimônio Histórico, quem nesses espaços vive ou trabalha dificilmente tem condições de arcar com obras de restauro e de manutenção, daí que se surgirem problemas estruturais, sai mais barato mudar de endereço e deixar o local ao Deus dará, né verdade?

Mas vamos a mais um trecho do release da assessoria: “nesta primeira fase, a equipe do canteiro-modelo vai realizar ações de Assistência Técnica Pública e Gratuita, através da extensão universitária multidisciplinar, estágios supervisionados, residências acadêmicas, grupos de pesquisa e demais mecanismos acadêmicos capazes de garantir o fortalecimento técnico das práticas de conservação das habitações inseridas em área de tombamento e do patrimônio cultural relacionado”.

Bingo! Pois é exatamente disso que se está falando aqui: reconhecer a importância histórica e realizar o tombamento, tudo por lei, por decreto e coisa e tal, é até fácil.

Difícil mesmo é manter, é dar assistência, é garantir uma utilização inteligente e sustentável desses espaços. Por isso que esse projeto de canteiro-modelo é tão bem-vindo!

Pra fechar, vale a pena registrar que o evento de lançamento do canteiro-modelo contou com a presença do presidente do IPHAN, Leandro Grass, do reitor da UFS, Valter Joviano de Santana Filho, do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, do secretário do Turismo, Marcos Franco e outras autoridades.

Mas, dentre todas as autoridades, a que seguramente está mais radiante e com um sorriso de orelha a orelha é o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala. E a razão é simples demais: não dá para cuidar de um patrimônio histórico do porte de Laranjeiras apenas através da prefeitura, meus caros e minhas caras.

Se o prefeito Juca só cuidar do centro histórico, se dana no voto, pois não terá nem tempo e nem recursos pra cuidar do restante do município. E se Juca só cuidar do restante, pode até ter voto, mas será emparedado judicialmente caso abandone o centro histórico. Percebe a razão dele merecer estar feliz com essa bela parceria? Pra cima!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário