Já ouviu falar que quando chega um jogador medalhão, multicampeão, num time bem jovem, além de subir a média de idade, também sobe a média da qualidade do grupo? Sim, porque alguém reconhecidamente experiente ajuda os mais novos a se posicionarem melhor em campo, né isso?
Pois é justamente isso o que tá acontecendo na Câmara de Aracaju neste exato momento. O fato é que a atual legislatura, retiradas as exceções de praxe, é bastante sofrível. Discursos rasos, posicionamentos dúbios, uma oposição que muitas vezes resvala no circense, uma situação que muitas vezes tem crises de identidade, parecendo querer ser oposição, mas que depois se desmancha de amores pela situação e por aí vai.
Só que com a chegada de Elber Batalha Filho (PSB) na Casa, a coisa tende a mudar de figura. Elber, como se sabe, está na oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Mas, por incrível que pareça, até o prefeito pode se beneficiar de um opositor qualificado como Elbinho é!
Entenda: quando a oposição é só de gritaria, de oba-oba, de zuada pura e simples, o gestor nem tem lá muito o que fazer, a não ser se se dispuser a descer ao mesmo nível e partir por bate-boca puro e simples. E aí a gestão e, principalmente, a população saem perdendo. Porque isso não resolve nada, não decide nada e fica tudo como um mero jogo de cena.
Agora, quando ao menos um integrante da oposição é capacitado para entender tudo do regimento interno da Câmara, quando se trata de um exímio operador do Direito e, pra completar, quando é alguém afeito ao debate e que tem domínio retórico para expor suas ideias e questionar as ideias alheias, aí o bicho pega e o gestor tem que se virar para travar debates realmente qualificados que, ao final, geram ganhos pra gestão e, principalmente, para a população.
E era justamente esse tipo de parlamentar oposicionista que estava faltando na Câmara de Aracaju. Agora não falta mais: Elber Batalha tá na área! E, com o perdão do trocadilho, tá pronto pras batalhas legislativas de alto nível que tanto fizeram falta a esta legislatura até este momento.
E com Elber na Câmara, ganha a oposição, que se qualifica; ganha a gestão, que terá que se desdobrar para atender demandas legítimas advindas do parlamento; e, principalmente, ganha a população, leitor e leitora!
Assim, que Elbinho tenha uma legislatura cheia de bons frutos e que em 25 possa retornar do crivo das urnas direto para a Câmara, de primeira. Quem sabe que o bom combate só se combate com os melhores debates, também sabe do que é que AnderSonsBlog tá falando! Simbora!