VALE LEITURA – Nota de três empresas que assessoram Associações Pró-Construção desmonta a falsa narrativa de que há problemas nesse tipo atividade imobiliária

Nada como um dia após o outro e com uma noite no meio deles, né não? Pois é, enquanto a insistente onda de ataques contra as Associações Pró-Construção praticamente só encontrava questionamentos aqui em AnderSonsBlog, até por se tratar de um tema que encara de frente a liberdade de escolha das pessoas, teve até quem aventasse a possibilidade do site estar “pegando no pé”, pra irmos direto no popular.

Mas eis que três das principais empresas de assessoria e administração que prestam serviços às Associações Pró-Construção emitiram uma nota muito esclarecedora e esta, por sua vez, foi replicada em diversos sites jornalísticos sergipanos, o que dá a dimensão do quanto a liberdade de imprensa é fundamental para termos opções de escolha, direito de opinar e, principalmente, o direito de entender claramente quando existem interesses poderosos por trás de movimentações empresariais.

Por isso que este AnderSonsBlog parabeniza a imprensa livre sergipana em nome dos sites Panorama SE, Notícias e Notas, Espaço Livre, Entre Notícias, dentre outros, além de perfis nas redes sociais que ajudaram a levar à população essa nota de esclarecimento que segue na íntegra logo abaixo e cujos comentários de AnderSonsBlog virão logo em seguida. Bora de boa leitura?

Essenza, Condominial e Nunes emitem nota conjunta de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

ESSENZA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS, ADMINISTRADORA CONDOMINIAL EMPREENDIMENTOS E NUNES ADMINISTRADORA CONDOMINIAL, vêm, em razão das notícias e entrevistas recentemente divulgadas em portais on-line e em grupos de aplicativos de mensagens, apresentar esclarecimentos aos associados e ao público em geral.

Nas referidas notícias, constam informações inverídicas de que (i) o Ministério Público do Estado de Sergipe havia obrigado as referidas empresas a efetuar o registro do memorial de incorporação, (ii) as associações seriam “fake”, não pagariam os impostos devidos, atuariam fora da lei e (iii) as associações seriam comparáveis ao crime de contrabando.

Primeiramente, deve-se frisar que não há novidade nesses argumentos. Todos eles foram levados ao conhecimento do Ministério Público e do Poder Judiciário. O MPSE – por meio das Promotorias de Defesa do Consumidor (PROEJ 10.20.01.0429) e de Defesa da Ordem Tributária (PROEJ 17.20.01.0048) – não identificou a presença de quaisquer irregularidades contra o associado ou relativas a tributos.

As empresas administradoras apuram, declaram e recolhem regularmente todos os seus tributos, municipais ou federais, e dispõem de todas as declarações e comprovantes para entregar às autoridades competentes, o que foi corroborado, inclusive por pareceres emitidos pela SEMFAZ – Secretaria da Fazenda do Município de Aracaju e pela PGM – Procuradoria Geral do Município de Aracaju.

O TJSE, por sua vez, foi além ao afirmar que a ASEOPP não possui legitimidade para questionar o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários através do regime associativo (processo 202000835030).

No que se refere a questões trabalhistas, o Ministério Público do Trabalho – após denúncia da ASEOPP – também iniciou procedimentos de fiscalização (000797.2020.20.000/0 e 000806.2020.20.000/6) e os arquivou em razão da completa ausência de fundamentos e de ter constatado a regularidade das apurações e recolhimentos trabalhistas e previdenciários.

Em relação às questões criminais, estas igualmente foram analisadas não apenas pelo Ministério Público Estadual como também pelo Poder Judiciário Estadual, os quais – após ouvir os argumentos, documentos, certidões e licenças apresentadas pelas empresas – entenderam pelo arquivamento sumário das acusações levianas, conforme se observa dos processos 202045101050 e 202145100590.

Não foi expedida, ademais, nenhuma ordem do Ministério Público para que a “ESSENZA”, a “CONDOMINIAL” ou a “NUNES” efetuassem o registro do memorial de incorporação. Tal documento existe apenas e tão somente para pessoas mal informadas ou para aquelas que, embora bem informadas, desejem espalhar informações inverídicas.

Ressaltamos a nossa confiança no modelo associativo no ramo imobiliário, já amplamente difundido e praticado em todos os Estados brasileiros. Ao longo dos anos, já são diversos imóveis entregues aos associados, totalmente regularizados e individualizados, tanto no Cartório de Imóveis como na Prefeitura Municipal, o que ratifica as acusações falsas feitas por empresários interessados em manter a hegemonia do mercado imobiliário ou por associações desprovidas de legitimidade, conforme entendimento do Poder Judiciário Sergipano.

As entrevistas, assim, são desprovidas de veracidade e serão, oportunamente, objeto de medidas judiciais, sendo certo que sofrerão reprimendas por parte do Poder Judiciário. Sob o manto de querer esclarecer, a ASEOPP, por meio de seus representantes, pratica deliberada desinformação.

Sendo o que nos cumpria informar, reiteramos, por fim, que estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos complementares necessários.

Aracaju/SE, 12 de Setembro de 2023.

ESSENZA EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

ADMINISTRADORA CONDOMINIAL EMPREENDIMENTOS

NUNES ADMINISTRADORA CONDOMINIAL

Percebe, leitor e leitora, como caem por terra todas as narrativas criadas para tentar desqualificar as empresas signatárias da nota e, por tabela, que tentam também confundir a cabeça das pessoas?

E sabe o que é melhor? É que a nota acima vem corroborada pelos números de processos na Justiça sergipana que desmentem as acusações ralas e sem substância feitas contra as Associações Pró-Construção e contra seus associados.

Sim, porque no afã de atingir as empresas de assessoria e administração que prestam serviços às associações, quem acaba sendo atingido é cada um dos sócios e sócias desses empreendimentos legítimos e que só existem porque, até prova em contrário, ainda somos um Estado Democrático de Direito, ora pois!

Assim, a utilização indevida de posicionamento específico do Ministério Público, bem como atacar o modelo associativo o classificando de “fake” e o comparando a uma espécie de “contrabando” acaba maculando a imagem é de quem ataca e não de quem está sendo atacado, né verdade?

E, pra fechar, legal também é ver que as três empresas, Essenza, Condominial e Nunes, buscarão reparação no local ideal para isso ser feito: a Justiça sergipana! E que até lá a imprensa siga mediando esse debate, ainda que, como se sabe, até aqui tenha sido muito mais um monólogo da parte de quem detém o poder.

Só que, e ainda bem, ainda existem espaços na imprensa sergipana para que o outro lado, o lado de quem tá sendo atacado dia sim e dia também, possa se manifestar livremente! Porque, apesar dos pesares, ainda somo democratas, graças a Deus!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário