No princípio foi uma entrevista de Henrique Prata, o abnegado mantenedor do Hospital do Amor de Barretos/SP, ao programa Pânico, da Jovem Pan, nas vésperas do Natal do ano passado, precisamente em 22 de dezembro.
E o que foi revelado por Henrique é estarrecedor: em relação ao Hospital do Amor de Lagarto, o hospital está pronto, faltando apenas o governo estadual requerer a sua atuação pública, pelo SUS, concedendo uma rubrica de Centro de Especialidades à unidade oncológica de saúde.
E o que Henrique Prata afirma? Que o governo de Fábio Mitidieri (PSD), seguramente através da sua gestão de Saúde, negou essa rubrica porque estaria o governo pra inaugurar o seu Hospital do Câncer daqui a… dois anos!
Não é possível aceitar isso passivamente, porque em dois anos quantas vidas podem ser perdidas por conta da dificuldade no tratamento do câncer?
Então, tão horrível quanto essa denúncia é o silêncio governamental sergipano acerca de tão grave informação, ora pois!
Mas, em seguida, temos um outro absurdo: a entrevista de Henrique se deu no finalzinho de 23. Lógico que ninguém tem a obrigação de ouvir a Jovem Pan. Mas uma denúncia dessa não ter repercutido na imprensa sergipana? Aonde é que estamos todos nós, jornalistas em atuação por estas plagas?
Lógico que AnderSonsBlog não vai fazer ilação sobre uma operação abafa, longe disso! Mas é preciso que tenhamos humildade pra entender que todos, sem exceção, ‘comemos mosca’ nesse episódio.
E a casa aqui entende que é legítimo que cada um tenha seus interesses, sejam eles comerciais, sejam eles ideológicos, sejam eles de que natureza forem. Mas como o interesse da população está acima de todos os demais quando se trata de comunicar ações do poder público, agora é preciso que toda a imprensa faça a sua parte e cobre do governador uma explicação, ainda que seja muito óbvio que é impossível defender o indefensável.
E, por fim, este AnderSonsBlog faz seu mea culpa: lagartense que é, absolutamente incomodado com o descaso que a atual administração pública lagartense vem impondo ao município, a casa aqui confessa que também ‘comeu mosca’ nesse episódio.
E isso é ainda mais grave por AnderSonsBlog ter tido contato com Henrique no ano passado e não ter se atentado pra fazer a pergunta mais simples, porém a mais necessária: o que está faltando pro Hospital do Amor de Lagarto começar a funcionar?
Bastaria essa pergunta pra que, lá atrás, se iniciasse a cobrança ao governo de Fábio Mitidieri pra que não deixasse um absurdo de negativa de rubrica desse acontecer e pra evitar que Sergipe, mais uma vez e novamente, passasse vergonha em rede nacional.
Minhas sinceras desculpas e meu mais sincero comprometimento de estar sempre atento pra fazer mais e melhor pelo Jornalismo e pela nossa terra. Sem mais!