VALE LEITURA – Adriel Alcântara, advogado na acepção da palavra, escreveu no JL Política & Negócio um primor sobre a estupidez que é a guerra Israel X Hamas. AnderSonsBlog reproduz e pede encarecidamente: LEIA!

Temas delicados precisam de tratamento firme, mas ‘sem perder a ternura, jamais’ – isso só pra irritar quem tem visão monocromática do mundo, viu?

E foi exatamente a firmeza com que tratou o absurdo que é a guerra de Israel contra o Hamas que chamou a atenção deste AnderSonsBlog prum texto primoroso do advogado Adriel Alcântara publicado originalmente no JL Política & Negócio do querido jornalista Jozailto Lima (leia a publicação original AQUI).

Tomando como base a polêmica – desnecessária, inclusive – em torno das declarações do presidente Lula (PT) sobre a brutalidade que está em curso no Oriente Médio, Adriel não alisa nem pra o Hamas e nem pro governo de Israel, mas mantém total respeito em relação ao povo palestino e ao povo judeu ao construir uma analogia simplesmente fantástica e tão reveladora que caso a ONU leia esse texto, ou rubrará de vergonha, ou tomará vergonha na cara dando um basta a mais esse absurdo humanitário. Instigou-se, leitor e leitora? Então, ótima leitura!

Opinião – Israel, Hamas, Lula e a PM do Rio de Janeiro

Adriel Alcântara*

A polêmica gerada em torno das últimas falas do presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva sobre a guerra entre Israel e o Hamas me incentivou a escrever sobre uma leiga comparação o que há algum tempo queria fazê-la.

No dia 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas, de maneira covarde, atacou e matou civis no sul de Israel, cujo resultado foi o assassinato brutal de milhares de israelenses inocentes. Sobre isso, acredito, todos nós concordamos, inclusive o presidente Lula.

A reação do Estado de Israel contra o Hamas, na Palestina, todavia, vem gerando divergências de opiniões. Isso porque já são mais de 20 mil palestinos mortos, dentre os quais 70% são mulheres e crianças.

Para quem não tem entendimento aprofundado, assim como eu, sobre os ataques do Estado israelense à Palestina, na tentativa de ampliar a sua visão, proporei comparar com a realidade brasileira.

Suponhamos que o Estado de Israel seja a Polícia Militar do Rio de Janeiro. E que o grupo terrorista Hamas seja uma facção criminosa instalada dentro da favela da Rocinha, sendo, nessa situação hipotética, o território palestino.

Em 7 de outubro de 2023, a facção criminosa instalada na Rocinha invadiu um Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro e, de maneira cruel, assassinou mais de 1.500 policiais militares fluminenses.

Como uma resposta imediata – vamos na linha comparativa -, a Polícia Militar do Rio de Janeiro ocupou toda a favela da Rocinha, localidade onde estavam fincados membros da facção que atacou o Batalhão. Eles poderiam fazer uso de ações de inteligência para identificar, prender ou matar os criminosos.

Porém, na busca por justiça, a PM do Rio proibiu – continuo no campo comparativo – a entrada e a saída de qualquer pessoa da favela, cortou a energia elétrica e o abastecimento de água de todas as residências e impediu a chegada de comida para os moradores.

O próximo passo da Polícia fluminense seria invadir casa por casa, incendiar barracos, destruir sobrados e matar, sem distinção, algumas dezenas de milhares de pessoas, dos quais dois terços seriam mulheres e crianças.

Essa analogia me faz entender o quão atroz é o ataque desenfreado sobre a Palestina que o Estado de Israel está executando. Mas, se você não acha isso uma atrocidade, me desculpe: você já morreu como ser humano!

Esse texto não é, de forma alguma, um meio para justificar os atentados terroristas do Hamas. Pelo contrário! Não é justo, nem humano, que dezenas de milhares de palestinos, em sua maioria pessoas inocentes, paguem com suas vidas os crimes cometidos pelos monstros que integram o Hamas.

Também não é justo, e nem humano, as pessoas perderem suas vidas, dia após dia, nas favelas brasileiras pelo simples fato de morar no mesmo lugar onde uma facção criminosa resolveu se instalar.

*é advogado e especialista em Direito do Estado”.

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Prof.Fernando

    27 de fevereiro de 2024 - 23:26

    Gostei do artigo!!
    Foi uma reflexão maravilhosa sobre essa guerra que só provoca perdas de vida de inocentes, tanto de Israel e também do Hamas.

    Foi também um chamamento a uma reflexão sobre a guerra que também vivemos aqui no Brasil, onde o tráfico comanda comunidades enfrentando e mostrando para todos nós a deficiência do Estado Brasileiro no combate a criminalidade.

    Parabéns pelo ótimo e reflexivo artigo, competente Lagartense Dr Adriel Alcântara!!

Deixe um Comentário