Chove chuva! – Dia 19 de março, o dia de São José. Pela tradição católica, estamos no dia do pai de Jesus Cristo na Terra, o carpinteiro José. E por ter assumido um papel tão importante na passagem do Salvador, José ganhou um espaço privilegiado na crença cristã. Não a toa que cabe a ele as bênçãos sobre as plantações que serão feitas agora, com resultados pros próximos 90 dias, especialmente do milho, portanto alcançando o ápice do período junino. Mas para que tenhamos uma colheita fértil, é preciso que, no dia de São José, haja a sua marca abençoada: chuva! Que ela venha, portanto, no dia de hoje. Pois se chover, com certeza teremos bênçãos caindo dos céus para gerar, em seguida, bênçãos brotando da terra! Amém?
Mas o quê que isso tem a ver? – Aí o leitor e a leitora de AnderSonsBlog pode se pegar a perguntar por qual razão a coluna de hoje é aberta dessa forma tão singela e cheia de fé? Simples: porque nesta terça, 19, teremos diversas procissões em homenagem São José e, nelas, teremos políticos a rodo. E o alerta é sempre válido: atenção para aqueles ou aquelas que, na atividade política, prometem até chuva, isso em época de eleição. E depois, quando vencem, fazem sumir até recursos para que caminhões –pipa amenizem o sofrimento nos tempos de estiagem. Por isso, atenção, muita atenção, viu?
Por outro lado… – Mas aproveitando o lado bom da crença cristã, é preciso destacar as ações da prefeitura de Estância, a cargo do prefeito Gilson Andrade (PSD) que, nesta segunda, 18, fez a distribuição de sementes de milho que irão beneficiar nada menos do que 58 comunidades rurais, assentamentos, colônias e povoados. A entrega aconteceu na sede do Sindicato Rural do município e, durante sua fala, Gilson Andrade lembrou que a horas de trator estão disponíveis para agricultores e agricultoras desde janeiro desse ano. Aí sim!
Surpresa em Simão Dias – O prefeito Cristiano Viana (PT), de Simão Dias, está preparando uma grande e grata surpresa para a população já para a próxima sexta, 22. Na verdade nem se trata de algo que surpreenderá aquela parcela da população mais atenta e que sabe o quanto a prefeitura honrar seus compromissos é algo importante para a economia local. Mas, especialmente neste mês de março, a ação da gestão de Cristiano promete ser decisiva para garantir um final de quaresma pra lá de especial para os simãodienses. Daqui pra sexta AnderSonsBlog trará mais detalhes.
Gesto nobre para as mulheres – O deputado estadual Sérgio Reis (PSD) está fazendo, durante todo este mês, ações em homenagem às mulheres lagartenses. Já convidou um grupo de jovens para uma disputa culinária, já se reuniu com diversas senhoras em sua residência para ouvir delas as principais demandas e deve seguir até o final de março na mesma toada. Chato mesmo é só ver que a ‘milícia digital’ que opera em Lagarto não para de atacar Sérgio por essas ações, esquecendo que, ao agirem assim, acabam atacando mesmo são as mulheres lagartenses como um todo. Uma lástima!
Mais um nome em Itaporanga – Victor Mandarino se filou ao Progressistas, do senador Laércio Oliveira, e não perdeu tempo: já se colocou como pré a prefeito nas Eleições 24. Tendo ocupado diversos cargos ao longo de sua vida pública, seja nas gestões itaporanguenses, especialmente da de seu irmão, Cesar, seja como presidente da Deso – quando ser presidente da Deso não era apenas um cargo político destinado a quem só ‘faz o que o chefe mandar’. Vamos ver no aur dá, né? Mas o mais invocado é que Victor, até um dias desses, fazia parte da gestão do atual prefeito, Otávio Sobral, e agora quer ser candidato de si mesmo, passando por cima do grupo que fez parte até ontem, praticamente? Estranho, muito estranho…
Por falar nele – E por falar em Laércio Oliveira, o senador estava na bronca com a bancada governista no Senado por conta de um requerimento que atrasaria a tramitação do Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). E não deu outra: Laércio foi pra cima, denunciou a manobra e conseguiu, com isso, que dois senadores, Confúcio Moura (MDB/RO) e Veneziano Vital do Rego (MDB/PB), retirassem suas assinaturas do tal requerimento e agora, para o bem geral da nação, o Profert segue direto pra Câmara dos Deputados. Por ser essencial para reduzir a dependência brasileira da importação de fertilizantes, o Profert precisa tramitar rapidamente para que seus efeitos surjam o mais rápido possível!