Análise do TCU sobre possibilidade de favorecimento em licitação do Hospital do Câncer ganha a mídia nacional através de reportagem da Carta Capital e Sergipe não pode ficar indiferente

Agora temos mais gente da mídia sergipana destacando o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a possibilidade de favorecimento na licitação do Hospital do Câncer que, por consequência, teria gerado um prejuízo de quase R$ 16,5 milhões.

Começamos com este AnderSonsBlog e o Blog do Cláudio Nunes, depois tivemos o radialista Junior de Santinha, da Rádio Jornal, repercutindo o assunto e, finalmente, temos o jornalista Wendal Carmo produzindo reportagem para a Carta Capital, uma das mais prestigiosas publicações jornalísticas do país, se somando para lançar luz sobre esse tema extremamente sério e delicado (leia a reportagem AQUI).

E antes de prosseguir, este AnderSonsBlog faz questão de esclarecer dois pontos: primeiro que o empresário Luciano Barreto, da Construtora Celi, que está a frente do Consórcio Celi que, com a desclassificação do Consórcio Endeal, acabou vencendo a tal licitação, merece todo o respeito pela sua história. Mas nem por isso a empresa dele está ilesa de questionamentos como os feitos pelo relatório do TCU, combinados?

E depois que o governador Fábio Mitidieri (PSD), mesmo diante do verdadeiro ‘inferno astral’ que está vivendo – assunto pra uma outra postagem – e mesmo não tendo sido o governo dele que fez a tal licitação, não pode deixar que um órgão do porte de um TCU faça uma afirmação dessa gravidade e simplesmente se siga fazendo ‘cara de paisagem’ sobre o assunto.

O fato é que se o TCU faz um relatório em que o peso principal é a possibilidade de um prejuízo ao erário da ordem de quase R$ 16,5 milhões, já passou da hora desse assunto ser passado a limpo pelas autoridades competentes e, doendo a quem doer, tudo seja esclarecido à sociedade sergipana que, em última análise, sofreu esse possível achaque nos impostos que ela mesma paga.

Não é normal que se ‘varra pra debaixo do tapete’ um relatório que aponta tantos milhões em jogo e que se deixe esse assunto de lado quando, na verdade, essa obra se arrasta por tantos e tantos anos – desde 14 que se aventa a possibilidade dessa construção sair do papel e, neste ano da graça de 24, nada do Hospital do Câncer pronto e, pra completar a ‘bagaceira’, ainda vem a público esse relatório indicando possível favorecimento na licitação.

Vamos ser bem didáticos aqui: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Essa frase, do ativista norte-americano pelos Direitos Civis, o eterno Martin Luther King, é seminal no sentido de que esse assunto, com toda essa polêmica gerada a partir do relatório do TCU sobre o Hospital do Câncer de Sergipe, não pode ser silenciado nesse momento sob pena de, num futuro não tão distante, normalizarmos situações em que a população seja claramente prejudicada em cima de seus direitos mais básicos, inclusive em relação a acesso a tratamentos de saúde que, em suma, podem fazer a diferença entre a vida e a morte de cada pessoa. É sobre isso! É sobre isso sempre!

Gostei 2
Não Gostei 0

Deixe um Comentário