Agora vai: Polícia indicia presidente da Câmara de Riachão, Berinho do Mercadinho, por dano à propriedade privada. Cabe afastamento da função!

Não foi uma, não foi duas, nem foi três. Foram várias e várias vezes que o presidente da Câmara de Riachão do Dantas, Berinho do Mercadinho (PSD) usou e abusou da truculência e de ameaças na sua atuação parlamentar.

Tentou impedir projeto do Executivo de tramitar; impediu a tramitação de projetos de seus pares; ameaçou jogar um vereador pela janela; enfim, foram muitos comportamentos reprováveis, inclusive com quebra de decoro parlamentar.

Mas a Câmara de Riachão, assim como a maioria das Câmaras interioranas – honrosa exceção pra de Itabaiana, ao menos até aonde este AnderSonsBlog está informado -, infelizmente não possui uma Comissão de Ética que pudesse punir o parlamentar diante de tantos atos indecorosos.

Mas como há essa impossibilidade legal internamente, ao menos se tem agora uma razão prática para que os vereadores riachãoenses busquem, se não na Câmara, ao menos na Justiça, o afastamento de Berinho da presidência, até pra que se evite maiores problemas para o próprio parlamento e para o município, já que o presidente foi, oficialmente, indiciado numa investigação criminal capitaneada pela Polícia Civil sergipana.

Para economizar o seu tempo, leitor e leitora: o riachãoense Ivan Souza Santos teceu críticas nas redes sociais a Berinho na sexta, 4 de agosto, ato contínuo, recebeu ligação do próprio com ameaças veladas e, na manhã do sábado, 5, viu seu veículo amanhecer com a pintura totalmente deteriorada por algum produto químico.

Ivan foi à polícia, apresentou as provas que possuía, relatou a desavença com o vereador e, aí, a Polícia Civil fez competentemente a sua parte, investigando, conseguindo as imagens de câmeras de segurança de uma loja em Lagarto que vende o tipo de produto que teria causado o estrago, identificado após pericia, e lá estava Berinho comprando uma lata do produto e depois tentando devolver uma outra lata pra tentar limpar a própria barra.

O delegado Paulo Cristiano Alves Ricarte ouviu a todos, apurou muito firmemente todas as provas e, finalmente, indiciou José Robério Rodrigues dos Santos, o Berinho, por atentar contra a propriedade alheia. Simples assim! Triste assim!

O fato é que a postura de Berinho não condiz com o Estado Democrático de Direito. Se há entre ele e seus colegas de parlamento alguma diferença, que se dialogue sempre, sem jamais ameaçar “jogar pela janela”; se Berinho discorda da prefeita Simone de D. Raimunda (PSD), que ele a ela faça oposição, mas jamais barre projetos pra prejudicar a gestão e o povo de Riachão; e, por fim, se Berinho se incomodou com as críticas de Ivan, que deixe a vida pública, pois quem nela está tem que ouvir elogios, sugestões e, sim, ouvir as críticas e absorvê-las como forma de aprendizado e jamais tentar intimidar quem o criticou.

A sabedoria popular diz que “quem não pode com o pote, nem pegue a rudia”. Já na política é assim: quem não aguenta o debate, quem não suporta a crítica, nem coloque seu nome pra ser votado. Precisa desenhar?

P.S. o link pros vídeos completos com as imagens da compra do produto químico e da tentativa frustrada de devolução, além das imagens do veículo detonado e de tudo o mais que compõe esse triste caso segue logo após a imagens abaixo (como se trata do Drive, copie e cole, ok?).

https://drive.google.com/drive/folders/11n-fL64VnZAV0Mm2BIkouYTa35z7moFt

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário