Corria o ano de 19 deste século e este AnderSonsBlog estava, em plena Semana Santa, secretariando a Comunicação do município de Estância. E, naquela oportunidade, algo chamou demais a atenção da casa aqui: o prefeito Gilson Andrade (PSD) simplesmente não aceitava e não permitia que se filmasse ou se fizesse fotos de uma ação dele, pessoal mesmo, nas comunidades locais.
Entrando nos detalhes: Gilson fez uma série de distribuições de alimentos, sem esquecer o peixe, na quinta-feira daquela Semana Santa, em diversas localidades, sendo que o lugar que mais impressionou mesmo foi no antigo lixão. Hoje, com o lixão desativado e com as famílias incorporadas à coleta seletiva municipal, inclusive contribuindo com o INSS para terem a garantia de aposentadoria, o local já nem existe mais.
Mas o que encafifava mesmo era a postura de Gilson em não aceitar que se desse publicidade à sua boa ação. E o argumento do prefeito era mesmo muito sólido: quando se trata de uma ação da prefeitura, tudo bem a divulgação, mas quando se tratava de uma ação pessoal dele, nada de divulgação. “Não quero que as pessoas confundam e achem que estou querendo me aparecer”, dizia Gilson Andrade.
E neste ano da graça de 24, o prefeito de Estância seguiu na mesma toada, fazendo parte das ações públicas através da Páscoa Solidária, uma realização da Assistência Social do município, mas, na última quinta, 28, se dedicando a visitar centenas de famílias e fazendo a distribuição de alimentos custeados por seu próprio bolso. Aliás, essa distribuição feita por Gilson se repete há muitos anos, sempre baseada na identificação que ele faz de famílias carentes que já são atendidas por ele, enquanto médico obstetra.
E por qual razão AnderSonsBlog levanta esse tema? Simples demais: é que nesta semana o que mais se viu foram prefeitos e prefeitas se aboletando em frente às câmeras de celulares de seus assessores pra ‘aparecer’ nas entregas e doações de alimentos. E tá tudo bem, na verdade. Só que esses gestores fazem ‘folia com o chapéu alheio’, ou seja, fazem publicidade de uma ação das prefeituras como se fosse deles.
E, reitere-se, não há nada de errado nisso, afinal se tratam de gestores que estão, de fato, fazendo doações, mas sendo que essas doações são custeadas pelos recursos públicos. E é isso o que torna as doações de Gilson Andrade ainda mais nobres, pois são feitas com recursos pessoais e não são divulgadas – aliás, é bem provável que Gilson reclame dessa postagem de AnderSonsBlog, mas a casa aqui não se permitiria deixar de contar essa bela história como prova de que, mesmo a política parecendo um amontoado de iguais, sempre existem exemplos de que também na política há espaço para pessoas boas, com um enorme coração, né não?
Mas este site tem mais uma razão pra trazer essa história à tona. É que, no início desta semana, uma ótima notícia chegou à prefeitura de Estância: o Governo Federal finalmente se manifestou sobre um dos pleitos que o prefeito Gilson Andrade levou ao presidente Lula (PT) quando da presente deste em Maruim, no ano passado.
Naquela oportunidade o prefeito de Estância levou, dentre outras questões, a necessidade de que o governo retomasse uma obra do Minha Casa, Minha Vida, iniciada ainda no governo de Dilma Rousseff, também do PT, mas que não havia sido concluída. Se trata de casas no Jardim Alecrim que, com o impeachment de Dilma, ficaram inacabadas, acabaram sendo invadidas e vandalizadas e, atualmente, até mesmo algumas ruas da localidade afundaram, num verdadeiro cenário de guerra à céu aberto.
Pois bem, Gilson pediu e a casa aqui obteve a informação de que, nos próximos dias, uma equipe do Governo Federal estará em Estância para analisar a situação e indicar o melhor caminho para a retomada dessa importante obra que minimizará o sofrimento de famílias pobres que sonham com a casa própria.
E o que uma coisa tem a ver com a outra? Também é simples demais: quem age com bom coração nas coisas que faz, acaba tendo a convergência de fatores para que se realizem grandes e positivas coisas em seu entorno. Por isso que, ao ter uma trajetória marcada pelas boas ações, com ou sem mandato, é lógico que Gilson Andrade, estando prefeito, acaba atraindo ações positivas, como essa da retomada das casas populares do Jardim Alecrim, pois o universo inteiro acaba conspirando a favor, né verdade?
E que com essa bela história e com essa ótima novidade, todos tenhamos um maravilhoso Sábado de Aleluia! Simbora!