Pesquisa EIPE/TV Atalaia em Laranjeiras mostra cenário amplamente favorável à reeleição de Juca para prefeito. E isso pode ter explicação na experiência anterior do gestor, vinda lá de seu 1º mandato. Entenda

Antes de prosseguirmos, vamos aos dados da pesquisa EIPE/TV Atalaia, divulgada nesta quinta, 28, sobre a disputa eleitoral em Laranjeiras. Realizada entre os dias 21 e 23 de março, com 408 eleitores, pelo Instituto de Pesquisa e Ensino (EIPE), a consulta está registada no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), com o número SE-05741/2024. A margem de erro é de 4,81 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Mas antes de irmos aos números da pesquisa em si, vamos a um fato que pode ser decisivo para identificar as razões do amplo favoritismo do atual prefeito, Juca de Bala (MDB), para as Eleições 24, quando tentará a reeleição.

A verdade é que Juca está em seu segundo mandato como prefeito de Laranjeiras. Sim, porque ele foi prefeito entre 13 e 16, quando perdeu a reeleição. E é nesse fato que pode estar o segredo do sucesso atual experimentado por Juca: ele teve uma gestão ok em seu primeiro mandato, mas nem assim conseguiu se manter no cargo em 16. Aí, como ‘gato escaldado’, Juca corrigiu o prumo das ações e políticas públicas em sua atual gestão e, com isso, tem ampla aprovação e é líder inconteste na disputa deste ano.

E são os números do EIPE que comprovam isso! Vejamos: no cenário espontâneo, Juca aparece em primeiro com 51,72% das intenções de voto, seguido por Alexandre Sobral com 3,19%, Paulão da Varzinhas com 1,72% e Zé Nelson em último, com 1,23%. Não souberam se posicionar em relação aos candidatos citados, 41,91%.

No cenário induzido da pesquisa, com esses mesmos quatro pré-candidatos, Juca tem 63,73% das intenções de voto; Alexandre Sobral, 14,95%; Paulão da Varzinhas, 5,64%; Zé Nelson, 4,17%; não quiseram se posicionar chegou a 4,90%; e branco ou nulo, 6,62%.

Em confrontos diretos, a vantagem se firma ainda mais: Juca seria reeleito com 64,46% e Alexandre Sobral aparece com 18,38% das intenções de voto. Não souberam ou não opinaram, 6,37%. Brancos e nulos somam 10,79%. E contra Paulão, Juca tem 69,12% dos votos e o ex-prefeito, 10,78%. Os eleitores que não sabem ou não quiseram opinar são 8,33%. Já os votos brancos e nulos chegam a 11,77%.

Nem precisa desenhar o tamanho da vantagem de Juca, seja contra quem for. Assim como também nem precisa desenhar o quanto Juca aprendeu com a derrota em 16, dando uma guinada na atual gestão a ponto de se tornar praticamente imbatível nas Eleições 24, né verdade? E que siga o baile!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário