AnderSonsBlog já vinha avaliando a possibilidade de criar uma nova seção, uma nova categoria aqui no site. Trata-se do CHECAGEM. A ideia é, sempre que surgir alguma ‘notícia’ impactante envolvendo as Eleições 24, a gente ir lá pra checar se de fato procede ou se se trata de fake news, até mesmo para que possamos defender e fortalecer a democracia. Afinal, o resultado de uma eleição tem que se dar através do voto, jamais através da manipulação da informação.
E não é que, já no 2° dia do ano eleitoral que estamos vivendo, a primeira oportunidade de fazer o CHEGAGEM entrar em ação já surgiu? Pois é, tem gente espalhando que o ex-prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (PSD) estaria inelegível por conta de uma determinação de devolução de recursos não utilizados em um programa chamado “Quilombos Urbanos”, isso datado do ano de 2016.
Vamos aos fatos: primeiro que a tal condenação se deu no âmbito administrativo, uma vez que o recurso não foi utilizado, tendo que ser devolvido.
Não houve desvio, não houve glosa, não houve prejuízo ao erário municipal e, posteriormente, nem ao federal, uma vez que os recursos foram devolvidos pela prefeitura para a União.
Mas o mais grave dessa fake news é que ela esconde que esse processo já está transitado e julgado desde o dia 30/11/2020 e, nas decisões finais, nenhuma punição em relação aos direitos políticos/inelegibilidade doi adotada contra Airton Martins. Assim sendo, ele está com todos os seus direitos políticos assegurados e apto a ser candidato a prefeito da Barra em outubro próximo com todas as garantias legais para registro e efetivação de seu nome enquanto candidato.
Num ano eleitoral, com tanta tecnologia acessível a todos, AnderSonsBlog se comprometer a fazer a seção CHECAGEM sempre que houver a mínima possibilidade de haver uma fake news circulando. A democracia agradece!