A tal da permuta, concessão, PPP ou o diabo a quatro que a prefeitura de Lagarto intenciona fazer com o Parque de Exposições Nicolau Almeida, Patrimônio Cultural e Histórico do município, causou tanta revolta popular que houve, de fato, um recuo na ideia inicial.
Mas não se trata de uma mudança de postura por parte da prefeitura de Lagarto, não! Na verdade, se trata daquilo que todo político tem medo: a revolta e o desprezo da população.
Só por isso é que a gestão a cargo da prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade) “baixou a bola”, justamente porque a população se mobilizou contrariamente a cessão do espaço para o Grupo Maratá. Mas creia, leitor e leitora, que isso ainda tá queimando como fogo de monturo!
Acontece que, diante das grandes crises, sempre tem o surgimento de uma grande ideia, né verdade? Pois ela surgiu, finalmente.
É que o vereador Matheus Corrêa (Cidadania) bateu na veia ao propor nesta quinta, 5, uma indicação na Câmara de Lagarto, para, confirmada a incapacidade da gestão lagartense de dar uma destinação qualificada ao nobre espaço encravado numa das regiões mais importantes da cidade, que o Parque de Exposições Nicolau Almeida seja doado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), ora pois!
Na indicação de 435/2023, Matheus sugere que a parceria entre a UFS e a prefeitura de Lagarto resulte na instalação no parque dos cursos de “Medicina Veterinária, Zootecnia. Agroindústria e Engenharia Agronômica”. Olha só que maravilha, não?
E o melhor é que essa ideia do parlamentar lagartense vem exatamente no momento em que a UFS está buscando expandir suas áreas de atuação para o interior sergipano!
E como Lagarto já possui um Campus de Saúde da UFS, toda a logística para a instalação desses novos cursos seria incrivelmente facilitada. Pense numa mão na roda que é essa ideia de Matheus, viu?
Agora cabe à prefeita Hilda abraçar essa causa, iniciar estudos preliminares, buscar a UFS, sendo que, como é reconhecido por todos, o reitor Valter Joviniano é extremamente acessível e aberto ao diálogo, e então levar a ideia do vereador até quem de fato possa interceder para torna-la realidade.
Numa só ação, a prefeita pode acabar com todo o mal-estar causado na sociedade lagartense por conta da possibilidade de um patrimônio público ser entregue à iniciativa privada e, assim, poderá marcar seu nome na história de Lagarto como uma prefeita que, ao invés de dilapidar o patrimônio lagartense, deu destinação das mais nobres a tão importante espaço, que é torna-lo referência em Educação. Que tal?