PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! Governador Fábio Mitidieri se manifesta sobre postagem de AnderSonsBlog que questionou as OS’s e elogiou ações no Turismo. Confira

Aqui no PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! é assim: quem é citado por AnderSonsBlog tem total direito de se manifestar e tal manifestação é publicada na íntegra.

É o caso do governador Fábio Mitidieri (PSD), que foi citado em recente postagem (leia AQUI) que destacou dois momentos de seu governo: a aprovação da lei que permitirá o estado contratar as Organizações Sociais (OS’s) e a participação de Sergipe na Expo ABAV, no Rio de Janeiro, semana passada.

Vamos ao que diz Fábio Mitidieri e depois a casa aqui volta com um brevíssimo comentário.

(1) Vamos falar sobre OS’s, em especial na Saúde. Qual estado é a referência? São Paulo? Bahia? Goiás? Paraná? Todos trabalham com OS’s.

A modernização, as parcerias público privadas, sempre incomodam, mas o tempo prova quem está certo.

Existem empresas picaretas, mas pra evitar isso e trazermos mais transparência e controle, enviamos para a Alese projeto criando um conselho de gestão que irá acompanhar e fiscalizar as OS’s.

Importante destacar quem compõe o conselho, mostrando a participação da sociedade e dos poderes.

Enfim, não devemos ter medo das boas parcerias, mas acompanhá-las, ficalizá-las… se fizermos sempre o mesmo, teremos sempre o mesmo resultado. Precisamos evoluir na gestão.

Atualmente, os estados que estão atuantes com Organizações Sociais em serviço são Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais. Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

(2) Turismo tem sido prioridade do meu governo desde o início.

Criamos um calendário anual de eventos, criamos até um aplicativo o Sergipe de Perto, para informar aos turistas sobre as atrações do nosso estado.

Fizemos um diagnóstico dos problemas e soluções ouvindo o trade.

Entendemos a necessidade de melhorarmos a comunicação, a divulgação do Estado lá fora e participação nos grandes eventos nacionais, como a ABAV.

Saímos de um stand fornecido pelo Ministério do Turismo, que mais parecia uma barraca de maçã do amor, para uma dos mais belos, imersivos e criativos stands de todo o evento.

Fizemos parcerias com as companhias aéreas que resultaram na ampliação de voos para o Sergipe e a Aena, empresa que administra o aeroporto, divulgou que Sergipe teve o maior aumento de passageiros de todo o Nordeste com 39%.

Apostamos na captação e na realização de eventos de grande porte para trazermos os turistas e movimentarmos nossa economia, gerando emprego e renda, a exemplo do São João.

Com tudo isso, temos tido um resultado excepcional para o curto tempo e as operadoras nacionais do turismo enxergam Sergipe como o destino do momento para os brasileiros, fruto também da parceria que fizemos com a ABH/ SE que nos ajudou a estreitar e fechar as parcerias.

Tenho que agradecer a nossa equipe que tem feito um esforço gigante para, em pouco tempo, estar mudando a imagem do Turismo em Sergipe.

Fabio Mitidieri – Governador de Sergipe“.

No primeiro ponto, as OS’s, concordamos em discordar. E isso não significa torcer contra de jeito nenhum! Na verdade, AnderSonsBlog quer estar errado em sua desconfiança em relação a efetividade das OS’s e que Fábio esteja com a razão, especialmente na Saúde, que é uma área delicadíssima. Só que, grosso modo, as OS’s existem pra permitir a contratação de mão de obra sem que isso impacte no limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Ora bolas, pra isso já existe a Fundação Hospitalar de Saúde! “Ah, mas a fundação tem problemas”, poderia alguém argumentar. Já AnderSonsBlog vai direto ao ponto: a Fundação Hospitalar de Saúde tem um único problema que é… gestão! Corrige isso, faz gestão qualificada e as OS’s deixam de ser necessárias. Simples, né?

Já no segundo ponto levantado por Fábio, aí nós concordamos em concordar. Sim, ainda não completou um ano de governo, mas é inegável os avanços no Turismo sergipano, inclusive em números – caso do total de passageiros no aeroporto de Aracaju. E nós temos uma janela imensa de oportunidades para atrair mais e mais turistas que vai de novembro, com o Pré-Caju, passando por todo o verão, inclusive com o Verão Sergipe, e chegando até julho, nas férias de meio de ano, quando Sergipe é, de fato e de direito, o País do Forró por 60 dias! É muita coisa boa que com planejamento, divulgação, investimento em infra e contratação de grandes atrações nacionais, devidamente mescladas com artistas da terra – que precisam, por sinal, ser bem pagos e valorizados – o governo faz a sua parte e aí cabe à iniciativa privada fazer o resto. Ou seja: ganhar dinheiro e gerar emprego e renda. Portanto, no quesito Turismo, não há o que se criticar. Há, sim, que se elogiar e incentivar pra que o governo de Fábio Mitidieri seja o divisor de águas nesse importante segmento de maneira que as políticas públicas de incentivo ao Turismo deixem de ser políticas de governo e passem a ser políticas de estado.

E aqui é assim: PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário