E sobre a contínua desertificação do centro de Aracaju, nada pode ser feito para evita-la? Pra levantar o debate, vale avaliar o que Laércio Oliveira e a Fecomércio/SE têm feito. Pegue a visão!

No início desta semana, a casa aqui trouxe uma postagem sobre um evento cultural/alternativo que rolou na loja Freedom no sábado passado, dia 18. E nela, para além da necessidade de apoio ao artista autoral, AnderSonsBlog tocou num assunto que parece ser um quase tabu na mídia aracajuana: a crescente, contínua e, ao que parece, inexorável desertificação do centro de Aracaju.

Uma lástima vista in loco justamente no final da tarde de um sábado, quando a rua Santa Luzia, local em que fica a Freedom, simplesmente se tornou uma rua fantasma, sem um pé de gente, sem quase nada funcionando e, com tudo isso, deixando de ter a função social que uma rua deve ter, sendo espaço de convivência e justamente de socialização também!

Acontece que, conforme a noite avançava naquele sábado, AnderSonsBlog começou a se encantar com a visão da praça Olímpio Campos, onde fica a catedral aracajuana. Iluminada e movimentada, a praça era a antítese do centro desertificado e lançou luz sobre o tema: afinal, o centro de Aracaju tem ou não tem jeito?

Com essa ideia na cabeça, este site procurou informações e chegou até um dos diretores da Fecomércio/SE, Alex Garcez. E dele soube que a ideia do Natal Iluminado surge da cabeça do senador Laércio Oliveira (Progressistas) lá em 17. E a história é tão legal que merece ser repassada: vindo de Pernambuco pra Aracaju na tenra idade de 16 anos, filho de uma família cristã na essência, o natal pra Laércio sempre foi uma coisa sagrada.

E, quando de sua chegada à capital sergipana, Laércio ainda viveu os anos dourados do centro de Aracaju, com sua efervescência comercial, com o Cine Rio Branco, com o parque de Seu Tobias nas festas de final de ano, com a maçã do amor, com a pipoca e, claro, com as paqueras e namoricos nas três praças centrais, Olímpio Campos, Almirante Barroso e Fausto Cardoso, local para onde acorria toda a sociedade aracajuana, do rico ao pobre, do branco ao preto, dos aracajuanos da gema às centenas de milhares de migrantes que vieram morar na capital

Saltando para o ano de 17, com todas essas tradições já fazendo parte apenas da memória de quem as viveu, Laércio, então presidente da Fecomércio/SE e deputado federal, num restaurante em Brasília, teve um insight ao ver um restaurante brasiliense montando toda a sua ornamentação natalina já no mês de outubro, como forma de compartilhar esse sentimento festivo com a sua clientela que em dezembro já não estaria mais na capital do país.

Com essa ideia na cabeça, Laércio Oliveira nomeou Alex Garcez como o frente do que nascia ali como Natal Iluminado. Em 17, apenas na Fausto Cardoso, apenas com dinheiro da Fecomércio/SE e “apenas” com 450 mil pontos de luz.

Em 18, 1 milhão de pontos de luz e a chegada do Natal Iluminado até a praça Almirante Barroso, indo de 30 de novembro a 6 de janeiro. Em 19, chegada até a praça Olímpio Campos e 1,3 milhões de pontos de luz.

Em 20, pandemia e suspensão de eventos que aglomeravam, decoração aérea nas avenidas com 500 mil pontos de luz, e apresentações natalinas na rótula da 13 de julho. Tudo comedido e discreto, como aquele momento pedia.

Mas a partir de 21, primeiro ainda com Laércio presidindo a Fecomércio/SE, depois, como agora, com o comando de Marcos Andrade, tudo ganhou corpo e forma de coisa realmente muito séria. Em 21, 4,5 milhões de pontos de luz e a instituição da Parada de Natal, que segue acontecendo aos sábados e domingos. Em 22, 5,5 milhões de pontos de luz e, finalmente, chegamos a este ano da graça de 23.

Neste ano, 12 milhões de pontos de luz, 56 dias, de 14 de novembro a 6 de janeiro de 25, parcerias fechadas com prefeitura e governo do estado e, enfim, uma festa natalina que não deixa a desejar a nenhuma outra no país inteiro.

Com tudo isso, a Fecomércio/SE ainda contabiliza 1200 vendedores autônomos trabalhando durante esse período somados a mais 300 funcionários da própria federação e das instituições parceiras, todo mundo tirando do Natal Iluminado aquele acréscimo na renda – seja de forma autônoma, seja em forma de horas extras – que faz um bem danado pras finanças da família no ano que já, já vai começar. Uma benção!

Mas pera que tem mais! Segundo estudo do jornalista e economista Márcio Rocha, também da Fecomércio/SE, elaborado para sua monografia do curso de Economia, em 22, as lojas do centro de Aracaju, por conta do Natal Iluminado, tiveram um aumento de 44,4% nas vendas e aumentaram em 23,7% o total de contratação de pessoal. Além disso, nos 430 estabelecimentos comerciais e de serviços localizado no centro aracajuano, o nível de satisfação e aprovação com o Natal Iluminado chegou a 92%. Uma verdadeira proeza!

Então, leitor e leitora, depois dessa história contada e desses números apresentados, percebe que o centro de Aracaju tem jeito, é só trabalhar que a coisa toda flui para melhor?

Mas pera que ainda tem mais umas coisinhas: neste ano de 23, a Fecomércio/SE ocupou o centro de Aracaju em duas outras oportunidades: no São João, entre 15 de junho e 15 de julho, no evento Praça Encantada, entre 11 e 29 de outubro, e na Semana da Sergipanidade, entre 23 e 29 de outubro. E mais um detalhe: durante todos esses eventos da federação no centro, todos, mas absolutamente todos os artistas que se apresentaram foram, são e seguirão sendo sergipanos!

Assim, a Fecomércio/SE ocupou e deu funcionalidade, gerou emprego e renda, atraiu turistas internos e externos ao centro de Aracaju durante quase 120 dias no total. Quase durante um terço do ano! E o que falta para que os outros dois terços também ganhem formas de dar vida e brilho à região central aracajuana? Ora, ora, trabalho, né isso?

Bem, agora a gente chega ao final dessa postagem propondo a extensão desse debate: ano que vem temos as Eleições 24. E lógico que o centro de uma cidade não é o seu todo. Mas os centros de todas, mas absolutamente todas as cidades do planeta precisam ser pensados como áreas ativas, econômica, cultural e socialmente falando.

Vendo por esse lado, vale ressaltar que Laércio Oliveira, além de um entusiasta da atividade comercial, empresarial e industrial, e um apaixonado pelo centro de Aracaju, conforme resta provado pelas suas ações e atitudes em relação a esse fantástico sucesso que é o Natal Iluminado, é político e tem seu agrupamento. No momento há a possibilidade do vereador Fabiano Oliveira se candidatar a prefeito de Aracaju, com o apoio de Laércio, claro.

Mas para além dessa candidatura, não está na hora de todo mundo exigir que as eleições do ano que vem tenham o centro de Aracaju no, perdão pela redundância, centro dos debates?

Claro que isso ficaria facilitado com uma a candidatura ligada diretamente Laércio. Mas, independentemente disso, todas as candidaturas têm o dever de propor soluções para o nosso combalido e cada vez mais desértico centro.

Da parte de AnderSonsBlog, lá vai uma humilde sugestão: que tal zonear o centro aracajuano e instituir nele uma espécie de sub-prefeitura, com orçamento próprio e que tais, com administração da… Fecomércio/SE, ora pois? E mais umas ideias aqui: IPTU e ISS, pro centro, precisam ser mais baratos, com alíquotas menores pra quem no centro investir!

São só ideias que, de forma óbvia, se inspiraram na história do Natal Iluminado e na obstinação de Laércio Oliveira em fazer do centro de Aracaju um local lindo e maravilhoso como de fato ele é, mas que, se seguir abandonado e deixado de lado pelas gestões tanto municipal, quanto estadual, continuará como um patinho feio da nossa linda capital. Por isso, mandou bem demais, Laércio! E bora todo mundo mirar nesses belos exemplos dele?

Ah, e bora prestigiar o Natal Iluminado desse ano, que segue até 6 de janeiro do ano que vem. Além de ser uma experiência fantástica, não deixa de ser também uma demonstração de amor por Aracaju! E tenhamos dito!

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