Eleições 24 – Duas pesquisas em Itabaiana, de institutos diferentes e com metodologias diversas, apontam agrupamento de Valmir de Francisquinho na frente!

Lógico que falta ainda muito tempo para as Eleições 24, isso nem se discute. Mas é interessante ver como alguns cenários eleitorais para o ano que vem seguem inalterados há um bom tempo. E um ótimo exemplo disso é Itabaiana.

Na cidade serrana, os resultados eleitorais dos últimos 12 anos mantém uma forte tendência de repetição para o ano que vem. Resumindo: o agrupamento do ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) segue firme para faturar mais uma disputa pela prefeitura itabaianense.

E isso se dá de forma tão clara e objetiva que AnderSonsBlog teve acesso a duas pesquisas de intenção de votos que, ainda que apresentem algumas diferenças entre si – o que é normal, visto que foram feitas com metodologias diferentes –, indicam os mesmos resultados quando os mesmos cenários de candidaturas são testados. Duvida? Então se liga na sequência.

Antes vamos aos dados das duas consultas: uma foi realizada por França Instituto de Pesquisa, Inteligência e Opinião entre os dias 12 e 15 de julho último, ouvindo 686 entrevistados e entrevistadas de forma presencial, com margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

Já a outra pesquisa é um pouquinho anterior, tendo sido feita pelo instituto Impressos Designer nos dias 9 e 10 de julho, ouvindo 618 pessoas presencialmente, com margem de erro de 3,93% e intervalo de confiança de 95%.

E os números em ambas apresentam muito mais similaridades do que diferenças.

Senão, vejamos: no França, quando a disputa é encabeçada pelo atual prefeito, Adailton Sousa (PL), contra dois nomes mais referenciais da oposição, a liderança governista é objetiva. Num dos cenários, Adailton aparece com 43,18%; Agnaldo de Verso, 14,77%; Nenhum/Branco/Nulo, 31,44%; e Não Soube/Não Respondeu, 10,61%. Ainda com o nome do atual prefeito, outro cenário mostra Adailton com 43,38%; Edson da Ethos, 19,48%; Nenhum/Branco/Nulo, 25,27%; e Não Soube/Não Respondeu, 11,87%.

Ainda de acordo com o França, ao se substituir o nome de Adailton pelo do líder político do mesmo agrupamento, os resultados são os seguintes: Valmir de Francisquinho sai com 66,54%; Agnaldo de Verso, 9,23%; Nenhum/Branco/Nulo, 16,85%; Não Soube/Não Respondeu, 7,38%. Ainda com Valmir, ele alcança 68,22%; Edson da Ethos, 15,40%; Nenhum/Branco/Nulo, 10,79%; Não Soube/Não Respondeu, 5,59%.

Aí para efeito de comparação e até como uma espécie de contraprova, quando se vê os números do Impressos Designer nos mesmos cenários consultados, os resultados são os seguintes: Adailton Sousa, 48,5%; Agnaldo de Verso, 28,8%; Nenhum/Branco/Nulo, 16,1%; e Não Soube/Indeciso, 6,6%. E, seguindo, Adailton aparece com 51,1%; Edson da Ethos, 24,4%; Nenhum/Branco/Nulo, 17,4%; e Não Soube/Indeciso, 7,1%.

E com o nome de Valmir no Impressos Designer? Aí os números são os seguintes: Valmir de Francisquinho tem 62,9%; Agnaldo de Verso, 24,2%; Nenhum/Branco/Nulo, 10,1%; e Não Soube/Indeciso, 2,8%. E, ato contínuo, Valmir tem 63,8%; Edson da Ethos, 22,1%; Nenhum/Branco/Nulo, 10,8%; e Não Soube/Indeciso, 3,3%.

Percebe, leitor e leitora, que seja no França, seja no Impressos Designer, os cenários consultados, com os mesmos nomes testados, se mantém inalterados e possuem similaridades muito objetivas entre os resultados, mesmo que sejam de dois institutos diferentes?

Sempre tem quem prefira brigar com os resultados – geralmente, lógico, quem está atrás na disputa –, mas a verdade é que pesquisas servem como balizadores para os posicionamentos das possíveis candidaturas. E, em Itabaiana, muita água terá que correr embaixo da ponte para que haja alguma alteração significativa até outubro de 24.

Assim, mantendo-se o fluxo normal do processo, em mais uma eleição, repetindo os resultados das últimas seis, entre disputas municipais e estaduais, o agrupamento liderado por Valmir de Francisquinho mantém ampla vantagem e possui gigantescas e claras chances de vencer as Eleições 24. Simples assim!

Gostei 0
Não Gostei 1

Deixe um Comentário