ESPECIAL VALE DO CAPÃO – Pra começar pra valer, nada melhor do que uma trilha leve, daquelas que te levam a um lugar incrível: Cachoeira de Baixo, rio da Conceição, em Conceição dos Gatos

Antes e mais nada, vamos de polêmicas: Conceição dos Gatos é um povoamento assim como o Vale do Capão, apesar de ser bem mais tranquilo, no sentido de circulação das gentes. Só que, assim como o Capão, também fica naquela estrada terrivelmente péssima. Ou seja: tá na mesma vibe de quanto pior a estrada, melhor o visual. Uma contradição ambulante, portanto.

E o local escolhido por AnderSonsBlog pra essa primeira trilha foi a Cachoeira de Baixo, rio da Conceição, em Conceição dos Gatos. E eis a outra polêmica: sempre conhecida como Cachoeira de Baixo pelos nativos, com a intensificação do turismo na região, a turma passou a chamar de Poço das Borboletas, por razões óbvias. Mas, em respeito aos locais, a casa aqui tratará o lugar como Cachoeira de Baixo, que fica abaixo da Cachoeira de Cima – essa digna de uma outra postagem –, ambas no rio da Conceição.

Pois bem, e qual a razão dessa ser a primeira trilha dessa série? Simples: lógico que toda trilha deve, por razões de segurança, ser feita com o acompanhamento de guia. Mas, mesmo nesses casos, é preciso pesar bem o quão a pessoa está preparada. Um exemplo: em outra oportunidade no Capão, AnderSonsBlog, com guia e tudo, seguiu para Águas Claras. Só que 1:40h de caminhada é osso! Por isso que a ideia é ir num crescendo.

Trilha para a Cachoeira de Baixo, no rio da Conceição, é bem demarcada e tem até uma cancelinha de entrada!

E por isso a escolha foi a Cachoeira de baixo: 25 minutos na ida, em trecho de leve declive, mais 30 minutos na volta, tempo aumentado por conta do leve aclive, claro.

Mas tanto a ida como a vinda, margeando o rio da Conceição, foram deliciosas! Nada de esforços grandiosos, muita sombra, pois a trilha está a maior parte do tempo embaixo das árvores nativas, trechos de beiral do rio com pedras minuciosamente arranjadas, coisa feita pelos escravos há séculos e preservada para a história.

História viva: beiral do rio da Conceição, pedra sobre pedra, tem séculos de feito e foi obra do trabalho escravo – e é importante saber disso para que se combata o trabalho escravo sem tréguas!

E, ao final da trilha, um banho agradável no poço, além da hidromassagem natural nas pedras que antecedem a queda final da água, aí já na chamada Cachoeira de Baixo propriamente dita, com um visual acachapante dos paredões de rochas. Uma lindeza só!

“Ah, AnderSonsBlog, mas aí se trata de uma cachoeirinha!”, diria o leitor ou a leitora mais afoitos. E é verdade! Só que a caminhada, por mais longa que seja, começa com o primeiro passo. E pra encarar os encantos da Chapada Diamantina, o fato é que vale mesmo a pena começar pelo começo.

Cachoeirinha? Pois é, a Cachoeira de Baixo é pequenininha no tamanho, mas é gigante na beleza e de facílimo acesso!

É tipo assim: ‘turista, tu é acostumado? Não? Então comece pegando leve pra ir se acostumando’. É a coisa do ‘café com leite’. E só dá pra avançar nesse sentido se a coisa for de forma paulatina e constante, correto. Por isso, pra começar pra valer, escolha algo com um shape como o descrito aqui pra Cachoeira de Baixo, até pra que não dê tilt e a pessoa decida terminar antes mesmo de começar direito, né isso? Simbora que amanhã tem mais!

Pra sentir o gostinho, dois videozinhos, tá bom?

 

Gostei 0
Não Gostei 0

3 Comentários

  • Vaniapalermo

    13 de janeiro de 2024 - 20:14

    Coisa mais linda essa cachoeira de baixo ,muito bacana a reportagem, estou conhecendo a chapada,parabéns!

    • Ribeiro Filho

      14 de janeiro de 2024 - 20:47

      Boas férias e o devido descanso do guerreiro. Aproveita bem essas boas energias da Chapada, para recarregar o corpo, a mente e o espírito.

  • Aurea

    15 de janeiro de 2024 - 08:28

    👏👏👏👏🫶

Deixe um Comentário