Há cerca de uma semana, AnderSonsBlog publicou uma análise sobre a aprovação do projeto de ecobarreiras nos canais de Aracaju, ideia do vereador Breno Garibalde (União) extremamente pertinente (leia AQUI).
Aí, nesta semana, uma feliz coincidência: o vereador Matheus Corrêa (Cidadania), de Lagarto, fez um videozinho simples e muito simpático – apesar de mostrar uma situação triste e lamentável – cobrando da prefeitura lagartense, a cargo de Hilda Ribeiro (Solidariedade), simplesmente o cumprimento de uma promessa feita em 19, antes da eleição que levou Hilda a sua segunda gestão, e refeita em 21.
Trata-se de uma iniciativa pomposa: o tal do Parque Linear do Canal do Loiola. Trocando em miúdos, pra não precisar repisar o moído: o Conjunto Luiz Loiola, hoje bairro Luiz Loiola, um dos maiores de Lagarto, surge ali no final da década de 1980 e início da de 1990. Um empreendedor, Luiz Loiola, com a cara e a coragem compra amplas áreas de terra e começa a lotear.
O regramento sobre esse tipo de atividade, naquela época, era bem menos exigente que hoje. E por isso mesmo que o Loiola se tornou um marco na história lagartense antes mesmo de se tornar um dos maiores bairros da cidade.
Um marco negativo, pois sem plano diretor e nem nada, cresceu desordenadamente e guarda problemas até hoje. Mas também um marco positivo, pois tem uma parcela gigantesca da população morando lá, além de possuir de tudo – escola, igrejas, praças e coisa e tal.
Só que o vídeo-denúncia (assista abaixo) de Matheus Corrêa toca num ponto muito sensível da habitabilidade no Loiola: justamente o canal do Loiola, que vem a ser, na verdade, o riacho Angola Cachorro, que tem nascentes desde a região do Alto da Boa Vista/Pratas, como também na região Itaperinha/Angola Cachorro.
E ao chegar no Loiola, a tristeza: de riacho se transforma em canal que recebe esgoto e muito, mas muito lixo mesmo. Ato contínuo, seguindo adainte, o canal/riacho passa pelo futuro shopping Centro Sul, pelo campus de Saúde da UFS e, infelizmente, acaba despejando lixo e esgoto in natura no rio Piauí depois da Barragem Dionísio Machado.
Então a ideia de construir um parque nas margens do canal seria um passo gigantesco na direção de garantir qualidade de vida para os moradores tanto do Loiola, como do Conjunto Silvio Romero e como de Lagarto inteira, ora pois!
Mas, como o vídeo de Matheus demonstra claramente, a gestão de Hilda prometeu em 19, um ano antes da reeleição dela, e voltou a se manifestar sobre o tal Parque Linear em 21. Mas já estamos em 23 e… nada!
Por isso que, modestamente, AnderSonsBlog resolveu encampar esse protesto pelo descaso com o Loiola, como um todo, e com o canal do Loiola, em particular, como forma de chamar a atenção da prefeita e de seus assessores para, ao menos, realizarem um processo de limpeza no local e, também ato contínuo, pegar a boa ideia do vereador aracajuano Breno Garibalde e instalarem ecobarreiras no canal para iniciar um processo longo, mas que precisa ser iniciado, de despoluição e limpeza do canal do Loiola.
Sim, porque na hora de vender o patrimônio público e histórico do município, como é o caso do Parque de Exposições Nicolau de Almeida, aí a gestão é ágil e ligeira, né? Avia, Hilda, avia! E cuide dos interesses dos lagartenses acima de tudo! O bairro Loiola, Lagarto e as futuras gerações lhe agradecerão penhoradamente, viu?
Assista ao vídeo! Vale à pena!
1 Comentário
CAPITAL DO INTERIOR
Venham conhecer a METRÓPOLE CAPITAAAL DO INTERIOR, principalmente os bairros Loiola, Horta, Albano Franco, Estação e Santa Terezinha, dentre outros bairros desprezados a muitos anos. CAPITAL DOS BURACOS