Ainda na ‘vibe’ de abrir raras exceções neste curto período de recesso desse AnderSonsBlog – voltaremos a nossa programação normal nesta segunda, 16 –, vamos tratar de dois temas absolutamente antagônicos neste sábado, 14.
Um deles, infelizmente, tratará das tragédias anunciadas do final das gestões atuais na Barra dos Coqueiros e Lagarto. Simplesmente duas cidades em que os futuros gestores terão muito, mas muito trabalho mesmo para colocarem suas respectivas cidades em ordem novamente.
Já o outro tema é infinitamente mais prazeroso de se analisar. Trata-se da belíssima homenagem prestada pelo deputado estadual Marcelo Sobral (União) aos Bombeiros de Sergipe nesta sexta, 13, na Alese.
Logo de cara, como a foto acima, a cargo do sempre competente Jadilson Simões, comprova, vemos a emoção estampada no rosto do deputado estadual Adolfo Brito (Progressistas/RS) e do comandante-geral dos Bombeiros, Fábio Pinto Cardoso, sendo que este recebeu das mãos de Marcelo e de Brito a Medalha do Mérito Parlamentar, homenagem que foi proposta justamente pelo deputado sergipano.
E basta conferir a fala do deputado gaúcho para entender a razão para tamanha emoção gerada pela homenagem. “Como gaúcho e parlamentar há tantos anos, posso dizer que nunca esquecerei a ajuda que chegou de Sergipe em um momento tão difícil para o nosso estado. Esses bombeiros levaram não apenas ações de salvamento, mas também esperança e solidariedade para o nosso povo. Esta homenagem não é só simbólica. Ela é um lembrete de que, unidos, podemos superar os maiores desafios. Obrigado, deputado Marcelo Sobral, por honrar esses heróis e fortalecer os laços entre nossos estados”.
E a prova de que essa fala de Brito não foi ‘da boca pra fora’, mas veio direto do coração, é que a missão humanitária dos Bombeiros de Sergipe, entre os dias 5 e 26 de maio de 24, mobilizou os bombeiros sergipanos para atuar em duas cidades gaúchas devastadas por desastres naturais. Em Rio Grande, enfrentaram enchentes, realizando evacuações hospitalares, salvamentos e ações preventivas. Já em Bento Gonçalves, o cão de resgate foi crucial na busca por vítimas desaparecidas em áreas de deslizamento de terra.
E reconhecer esses atos de bravura e profissionalismo dos sergipanos foi de uma sagacidade ímpar da parte de Marcelo Sobral. “Esses homens e mulheres não apenas cumpriram sua missão, mas também representaram Sergipe com honra e humanidade. Essa medalha é um símbolo de gratidão e de inspiração para que continuemos unidos em torno do bem comum”, disse Marcelo com toda razão.
Para completar o reconhecimento aos Bombeiros de Sergipe, o próprio governador do Rio Grande do Sul, Eduardo leite (PSDB) gravou um vídeo emocionado e emocionante que pode ser assistido ao final dessa postagem.
Enfim, é claro que o parlamento sergipano teve grandes e bons momentos esse ano. Mas, sem sombra de dúvidas, esse encerramento do ano legislativo ficou muito mais rico e marcante com essa bela homenagem prestada por Marcelo Sobral que, assim, se confirma como um dos deputados sergipanos mais atuantes e com uma carga de sensibilidade social que é mais do que necessária na vida pública. Mandou bem demais, Marcelo! Show mesmo!