Quando Retalhos de Cetim foi composta pelo grande Benito di Paula, isso lá nos anos 1970 do século passado, a música brasileira gostava mais de usar qualificadamente a língua portuguesa, disso ninguém duvida.
Agora, também naquela época a temática das canções tinha um certo cuidado para tratar das coisas. E Retalhos é um exemplo muito massa disso!
Veja só: a “cabrocha que eu tanto amei” logicamente que traiu o cabra. Mas nem por isso ele vai “beber até morrer” e nem vai ofender a amada, expondo de maneira quase que pornográfica a tal traição.
A solução encontrada por Benito é genial pra falar da traição: “mas chegou o carnaval/e ela não desfilou”.
Percebe, leitor e leitora, que mesmo sem saudosismos bestas, tem música que fala do mesmo tema eterno das canções de amor e de dor de corno sem precisar partir pra baixaria. É isso aí!
E eis aqui a nossa modestíssima homenagem a esse clássico do cancioneiro popular do imenso Benito di Paula.
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