PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! – Belivaldo Chagas se manifesta sobre postagem de AnderSonsBlog e fala claramente sobre sucessão em Aracaju e seu papel na disputa

Na semana que terminou, e diante dos fatos que vem acompanhando, AnderSonsBlog chamou pra si a responsabilidade de fazer uma leitura sobre as movimentações do ex-governador Belivaldo Chagas, que atualmente preside no estado o PSD, mesmíssimo partido do atual gestor estadual, Fábio Mitidieri.

A ideia era provocar um debate a partir da intensa movimentação política do Galeguinho e registrar que, longe do poder e dos consequentes holofotes, Belivaldo tá levinho, sorrindo mais, conversando muito e atuando politicamente de maneira intensa, embora não faça a menor questão de midiatizar isso, restringindo-se quase que exclusivamente a postar umas fotinhas dessas conversas em suas redes sociais.

E não é que a provocação funcionou exatamente com o personagem fundamental da postagem?

Pois é, Belivaldo não apenas ligou para AnderSonsBlog na quinta passada, como também passou 40 minutos conversando com a casa aqui e, dentre os papos, amenidades, coisas sérias – inclusive algumas delas impublicáveis de ambas as partes, viu? – e ele também falou sobre a disputa eleitoral do ano que vem em Aracaju.

E será esse o recorte que este site publicará neste PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ!, voltando logo a seguir com nossa avaliação. Fala, Galeguinho!

Em 1980 fui nomeado para a assessoria administrativa da secretaria de Educação de Sergipe. Naquela época, como é que eu imaginaria que um dia seria secretário de Educação?

Em 1983 fui nomeado em cargo na vice-governadoria, o vice era Valadares. E como é que eu poderia imaginar que um dia seria vice-governador?

E, nesse caso, tem umas histórias: fui vice do querido e saudoso amigo Marcelo Déda em seu primeiro mandato.

Já quando ele foi pra reeleição, eu não fui candidato a vice porque Déda precisava da vaga na chapa por conta de um acordo com os Amorim.

E ele me chamou pra conversar, mas já tava tudo encaminhado. Ele disse: ‘Belivas…’, que era assim que ele me chamava, e eu nem deixei ele completar a frase e respondi que estava tudo certo, que eu entendia tranquilamente e fiquei na minha.

Já quando perdemos Déda e Jackson (Barreto) assumiu, na reeleição dele ficou aquela coisa, com Valadares escolhe, não escolhe e, no final das contas, fui vice de Jackson.

E é isso que pergunto: como é que eu ia imaginar que um dia seria vice-governador e ainda mais por duas vezes?

De vice me tornei governador e aí já vão 43 anos no serviço público, entre nomeações e eleições. E lhe conto essa história pra chegar no caso da eleição de Aracaju no ano que vem.

Eu já disse que estou no banco de reservas e, se precisarem, entro em campo. E a moda não é dizer que está ‘pronto, preparado e querendo’?

Pois eu digo que estou ‘pronto e preparado’, pois o ‘querendo’ eu deixo para os ‘bacanas’, que era como o saudoso Pedrinho Valadares se referia a turma de cima, do comando.

Fábio Mitidieri e Edvaldo Nogueira são os comandantes do processo eleitoral no ano que vem.

Eles decidirão os nomes e eu, que nunca forcei a barra para ocupar nenhum espaço, continuarei fazendo as coisas como sempre fiz. Se tem dado certo até hoje, porque eu mudaria?

Para além da história acima, boa de se ouvir, de se contar, de se escrever e de se ler, até por recuperar parte da história recente de Sergipe com fundamento e verdade, essa parte da conversa entre AnderSonsBlog e Belivaldo Chagas diz respeito ao questionamento fundamental da postagem original (leia AQUI).

Será que Belivaldo topa deixar a paz e a tranquilidade em que se encontra, ainda que isso signifique um desafio histórico e inédito, para disputar as Eleições 24 em Aracaju, buscando se tornar prefeito da capital?

Pelo que ele mesmo relata, seria algo no estilo Bell Marques: “se me chamar/eu vou”!

E aí a bola do jogo tá com Mitidieri e Edvaldo, como inteligentemente Belivaldo assegura.

Pra AnderSonsBlog, opinativamente, o Galeguinho tá 100% no jogo!

E pra você, leitor e leitora, Belivaldo vai ou não encarar, caso seja chamado, a disputa eleitoral pelo comando de Aracaju no ano que vem?

E aqui é assim: sempre tem um PÁ DAQUI! PÁ DE LÁ! garantido pra todo mundo que por aqui for citado e desejar se manifestar, beleza?

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Acorda Sergipe

    31 de julho de 2023 - 14:37

    Engraçado ele não mencionar o cargo que ganhou de Valadares no último trem da alegria, cargo pelo qual se aposentou e sequer lembra.
    Belivaldo se aposentou como defensor público com gorda remuneração, e nem menciona no seu breve currículo?
    Defensozin trabaiadô da gôta!
    Acorda Sergipe

Deixe um Comentário