Peregrinação de Santa Dulce dos Pobres acontece em Itabaiana neste domingo, 6, e é ponto de partida para renovação da fé e, porque não, de uma nova fronteira turística. Entenda

Ao longo desta semana, AnderSonsBlog recebeu dois simpáticos zaps de duas pessoas queridas: Sônia Confecções, secretária de Turismo de Itabaiana, e de Marquinhos da FM, empresário itabaianense.

Nos dois o assunto foi o mesmo: a peregrinação de Santa Dulce dos Pobres, que acontece neste domingo, 6, a partir das 5h da manhã, com saída da Maternidade São José, no centro da cidade, e seguindo até a Ermida de Santa Dulce, localizada anexa ao Parque dos Falcões.

A coisa toda é muito bem pensada e organizada, com missa campal sendo celebrada as 9h na Ermida, presidida por Dom João Costa e concelebrada por Pe. José Menezes, Pe. José Almi e convidados.

Em seu quinto ano, a peregrinação não para de crescer e a organização do evento religioso ainda informa que haverão ônibus e veículos de voluntários para facilitar e garantir o retorno de todos.

Olha, leitor e leitora, Santa Dulce tem uma ligação literalmente umbilical com Itabaiana.

Primeiro que ela era devota de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

E depois porque o seu primeiro milagre ocorreu com a salvação de uma mãe que, após o parto na Maternidade São José, ficou entre a vida e a morte, tendo nas orações à então Irmã Dulce a luz que a guiou de volta à vida e aos cuidados com seu filho recém nascido.

Uma história belíssima que é facilmente encontrável na Internet e até já foi retratada em um filme, “Dulce” (2014).

Mas AnderSonsBlog faz questão de escrever sobre esse tema para, primeiro, convidar todo mundo para participar desse momento de máxima expressão da fé de um povo.

Mas também para registrar que essa peregrinação somada a outras, como a de Divina Pastora e a de Aparecida, faz parte de uma nova fronteira turística que Sergipe pode e deve explorar muitíssimo bem.

Em eventos desse tipo não se vende bebida alcoólica e nem se cobra ingressos.

Mas água em profusão, alimentação adequada e ocupação de restaurantes ajudam a movimentar toda uma cadeia econômica relevante.

Além, é claro, de lembranças, camisetas e imagens que são compradas pelos visitantes como registro da participação nesse momento especial e diferenciado.

Ah, mas então o site está juntando a religiosidade da população às questões de mercado numa mesma postagem? Sim, claro e porque não?

Veja, se o milagre aconteceu, com certeza ocorreu por alguma razão que só cabe ao Divino Espírito Santo um pleno entendimento.

Agora, se o milagre ocorreu em Itabaiana, uma terra em que o trabalho, seja em qual for a atividade, é tido e havido como uma profissão de fé do povo itabaianense, trabalhador por natureza, nada mais justo do que importantíssimas bênçãos, como emprego, renda, comida na mesa e contas pagas, se derramem sobre todos!

Esse é o princípio basilar do Turismo Religioso: unir a fé e a possibilidade de mais e mais pais e mães de família garantirem o sustento dos seus. Quer coisa mais bonita que isso?

E de quebra os visitantes podem ainda dar uma passadinha na Casa de Santa Dulce, no bairro Oscar Niemeyer, aproveitar o mirante e deixarem a sua contribuição para o trabalho social que a casa empreende.

Pra fechar, uma coisa AnderSonsBlog garante, sem medo de errar: quem participar da peregrinação sairá dela de coração leve, com fé renovada, de olhos límpidos diante de tão lindas paisagens ao pé da bela Serra de Itabaiana e, melhor ainda, terá ótimas histórias para contar a partir dessa esplendorosa experiência. Pode ter certeza disso, leitor e leitora! Vamos ou bora?

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário