O Caged, que se trata de índice que define o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Brasil, além do Censo do IBGE, dão números terríveis: cerca de 1,5 milhão de trabalhadores acima de 50 anos estão desempregados.
É assustador uma mão de obra qualificada, experiente e que tem capacidade de fazer a diferença no local de trabalho, inclusive ensinando os mais jovens, estar alijada do mercado formal e sem emprego.
Mas nem tudo está perdido: o senador por Sergipe Laércio Oliveira (Progressistas) tem uma proposta simples e executável para atenuar esse problema.
Trata-se de um Projeto de Lei que pode garantir desconto no Imposto de Renda para as empresas que absorverem justamente essa mão de obra mais experiente e qualificada.
E é aqui que mais um ponto se destaca: Laércio tem esse projeto desde que era deputado. Agora, na mais alta casa legislativa do País, a tendência é que esse projeto ganhe mais visibilidade e alcance o apoio de seus pares senatoriais.
Assim, Laércio Oliveira também alcança mais um ponto que este AnderSonsBlog sempre alerta: o da importância do legislador… legislar! Laércio e os demais parlamentares sergipanos podem e devem mesmo emedar o orçamento e enviar recursos para Sergipe. E isso é, sim, positivo!
Mas um mandato completo em Brasília – assim como na Alese e nas Câmaras Municipais – não pode se limitar ao papel de “emendador”. Tem que fiscalizar o Executivo, o Judiciário e, acima de tudo, um bom parlamentar tem que criar leis que influenciem positivamente na vida das pessoas. E olha que AnderSonsBlog, cinquentão que é, não está “legislando em causa própria” ao defender esse projeto de Laércio, não!
O fato é que os cerca de 1,5 milhão de desempregados acima dos 50 anos ainda têm muito a contribuir, seja com sua força produtiva, seja, veja só, com os recolhimentos trabalhistas que, em última análise, também contribuem para que a Previdência possa remunerá-los dignamente quando, enfim, estes cinquentões e estas cinquentonas estiverem, de fato, na idade de se aposentar.
Por isso tudo, Laércio Oliveira mandou bem demais e começa seu mandato no Senado com – como diria o indefectível e folclórico presidente do Corinthians lá do século passado, Vicente Matheus – “os dois pés direitos”. É por aí!
6 Comentários
Ary Sousa
Como sempre boas matérias. Abraço cinquentão, próxima música que você tocar, faça uma versão, em voz e violão da música dos brasas do forró, “cinquentão “. Kkkkk
Romualdo Alves Caetano
Acho um bom projeto, más neste caso quem ganha financeiramente é o empresário com redução nos impostos. O projeto poderia estabelecer cotas mínimas semelhante ao que ocorrem com pessoas com necessidades especiais. Este projeto está igual a morcego, morde depois assopra. Kkk
Gabriel Gomes
O melhor projeto é de geração de empregos e isso o senador faz com mestria. Parabéns
Leonardo Lisboa
Palmas ao senador por esse projeto. Precisamos valorizar e reconhecer a experiência das pessoas mais vividas. Ainda penso que poderíamos colocar um adolescente aprendiz para ter contato com essas pessoas. Acredito que temos muito a aprender com as pessoas mais velhas. Parabéns pelo projeto.
Lourenço
Parabéns pelo projeto Senador Laércio, o senhor vem mostrando que é de fato, quem realmente trabalha em benefício do trabalhador brasileiro!
Felipe Heinz
Sempre achei importante a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Espero que o Projeto se torne lei e que possa atingir seu objetivo. Parabéns ao senador Laércio pela proposta!