Sabe aquelas histórias de superação, de resiliência, de resistência contra tudo e contra todas as dificuldades impostas pelos caminhos da vida? Bem, AnderSonsBlog é fã delas! Aliás, quem é que não gosta de ver uma superação daquelas que nem mesmo os mais otimistas julgavam ser possível, né verdade?
Nestes meses que antecedem as Eleições 24 em Aracaju, uma dessas histórias está em curso: a pré a prefeita de Candisse Carvalho (PT). Rapá, a mulher tem passado por provações que, fossem com alguém menos firme e forte no propósito, já teria desistido, como a gente diz lá no povoado Taperinha, em Lagarto “diiiiiiiiiiihoooooooooje”!
Vamos primeiro ao básico: a pré de Luiz Roberto (PDT) foi construída entre ele, o prefeito Edvaldo Nogueira, também do PDT, e seus apoiadores. A pré de Yandra Moura (União) já nasceu sob as bençãos da nacional do partido, inclusive com o presidente do Instituto Indigo, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, vindo à Aracaju pra bater o martelo. Já a pré a prefeita de Emília Corrêa (PL) surge desde quando ela foi candidata a vice-governadora ao lado de Valmir de Francisquinho, também do PL, lá em 22. Não que esses três exemplos não tenham suas superações ao longo da jornada, mas nada se compara as superações constantes pelas quais Candisse vem passando.
Comecemos pelo mais óbvio e também o mais chato e reprovável: inicialmente havia quem criticasse e até debochasse de Candisse ao dizer que ela só está onde está por ser mulher do senador Rogério Carvalho (PT). Além da misoginia, esse argumento tosco ignorava que ela tem um histórico grande no jornalismo em Sergipe, ex-TV Globo, ex-Record e, nessas oportunidades, foi da cultura aos problemas nas ruas com a mesma maestria jornalística que cobriu grandes casos como o das Subvenções da Alese. Ou seja: tentavam invisibilizar Candisse! Só que não colou!
Depois foi o embate interno no PT, quando os detratores dela argumentavam que Candisse não passaria pelo crivo petista, que era uma ‘cristã nova’ no petismo, que fulano não queria, que sicrano não abonava, que beltrano ‘torcia o bico’. Pois bem, Candisse foi lá e teve os votos necessários pra ser a pré petista à prefeitura de forma oficial – aliás, a primeira escolhida, dentre todas as demais prés, a partir de uma consulta interna que teve a participação média de cerca de 10% dos filiados aptos a votar, portanto dentro da média nacional do PT, o que só faz legitimar o nome dela, né verdade?
Depois o ‘papinho’ era de que Candisse não teria a aprovação nacional do PT e nem o apoio do presidente Lula. Aí eis que o PT a coloca entre as prés a prefeitura de diversas capitais e sinaliza apoio total desde a pré-campanha e até a campanha, tudo como parte da estratégia do PT nacional de se preparar fortemente para as Eleições 26.
E Lula? Bem, Lula já tirou foto com Candisse e, pra fechar a tampa, ainda levou o seu vice, Geraldo Alckimin (PSB) pra sessão de fotos feitas pelo ‘homem da imagem’ do Lula, o profissionalíssimo Ricardo Stuckert. Como este AnderSonsBlog já analisou, Lula cola em Candisse a imagem popular e Alckimin cola nela a imagem do diálogo com o setor produtivo.
E aí, o que é que faltava pros adversários de Candisse seguirem a atacando? Ora, ora, é que havia Dr.Emerson, recém-filiado ao PCdoB, como pré a prefeito também lançado. E como o PCdoB, ao lado do PV e do próprio PT, compõe a Federação Partidária, os ‘jogadores de pedra’ em Candisse vaticinavam que dessa ela não passaria de jeito nenhum.
Pois bem: o PCdoB se reuniu na noite desta quarta, 10, e decidiu retirar a pré a prefeito de Emerson, o que foi divulgado em nota oficial na qual se prega, entre outras coisas, a união do campo já para as Eleições 24.
Isso quer dizer que, embora mais discussões sejam necessárias, o PCdoB quer o diálogo e agora cabe ao PT e ao PV aprofundarem o debate e saírem dele mais unidos e fortes, sendo que o nome apresentado para a disputa segue sendo o de Candisse Carvalho, né verdade?
E será que o calvário que tentam impor à Candisse termina aqui? AnderSonsBlog duvida, afinal os adversários sempre vão buscar outras coisas pra tentar atrapalhar. Mas percebe, leitor e leitora, como o nome de Candisse Carvalho sai mais forte a cada obstáculo que ela supera. A isso se chama superação! E é dessas histórias que AnderSonsBlog e o povo gostam, sem dúvida! E que siga o baile!