Sucesso do Festival da Gente, de Simão Dias, tem influência direta da gestão de Cristiano Viana e de sua equipe na administração municipal. Entenda

Na reabertura dos trabalhos legislativos na Alese, na terça, 1°, o deputado Luciano Pimentel (Progressistas) teceu rasgados elogios ao sucesso do Festival da Gente, de Simão Dias, ocorrido no último final de semana.

Mas foram tão efetivos os elogios e os consequentes parabéns à gestão de Cristiano Viana (PSB) que AnderSonsBlog resolveu pesquisar sobre o evento, cujo o não comparecimento aqui da casa se deu por conta de outros compromissos, mas, já adiantando, o arrependimento de não ter ido já bateu. Vai vendo!

Primeiro vale destacar que o Festival da Gente, criado justamente pela gestão de Cristiano à frente da prefeitura, ocorre no mês de julho, ali coladinho com a celebração de Senhora Sant’Ana, padroeira de Simão Dias, que acontece no dia 26 do mês julino.

E essa decisão de colar na data máxima da religiosidade uma megafesta se mostra acertada demais, pois movimenta ainda mais a cidade e faz o comércio faturar bem mais do que faturaria se as duas festividades fossem espaçadas no calendário, um fato que já ocorre, por exemplo, em Itabaiana, que celebra o 13 de junho de seu padroeiro, Santos Antônio, realizando as tradicionais Festa dos Caminhoneiros e Feira do Caminhão no mesmo período.

Aí destaque-se também o acerto de mão na escolha das atrações do Festival neste ano da graça de 23. Veja só, leitor e leitora, se foi ou não foi um acerto, um verdadeiro achado: na sexta, 28, teve Júnior Santos; Somos Loucos por Forró; Calcinha Preta; Berg Rabelo e Unha Pintada, unindo atrações locais e nacionais, sendo que, por exemplo, Unha é local e também é nacional, visto que o cantor simãodiense é um dos shows mais requisitados em todo o país.

Aí no sábado, 29, foi a vez de se apresentarem na Praça de Eventos Vicente Ferreira de Souza a cantora Kelly Furtado; José Augusto; Pablo; Diego Amante; e Forró dos Plays. Por não se tratar de uma festa exclusivamente junina, o forró, preferência nacional nordestina, se fez presente, mas permitiu, por exemplo, a presença de José Augusto, cantor romântico com quase 50 anos de carreira e que fez Simão Dias cantar em uníssono sucessos como Evidências.

E, pra fechar, no domingo, 30, teve arrastão na av. Construtor João Antônio de Santana puxado pelo cantor baiano Xanddy Harmonia; em seguida foi a vez de Seeway; e pra fechar com chave de ouro, Pedro Higgor. Novamente por se tratar de uma festa julina e não junina, a diversidade musical se fez presente com Xanddy promovendo um carnaval em pleno mês de julho.

Na verdade, só as imagens que ilustram essa análise já seriam suficientes para comprovar que o Festival da Gente já é uma atração festiva relevante e que deve ser levado em consideração na hora de se divulgar Sergipe turisticamente.

Mas AnderSonsBlog não se deu por satisfeito e quis saber mais, quis números que comprovassem a grandiosidade da festa simão-diense. E como na praça de eventos havia o controle de entrada por questões de segurança, o público pode ser contado: na sexta foram 17.500 pessoas e no sábado o público chegou a 20.500 presentes. Olha, leitor e leitora, a casa aqui é capaz de cravar que foi, em termos de público, a maior festa da história de Simão Dias.

Mas sempre tem quem questione – e isso é bom, viu? –, lançando, por exemplo, comparações esdruxulas: “ah, mas o Forró Caju teve 100 mil pessoas”. Verdade, realmente o Forró Caju foi espetacular, como sempre. Mas se levarmos em consideração que em termos de população Aracaju é 15 vezes maior do que Simão Dias, proporcionalmente para as festas terem pé de igualdade seria preciso que a capital colocasse em um só evento 300 mil pessoas, visto que, no sábado, um público equivalente à metade da população simão-diense esteve no Festival da Gente. Um espetáculo, portanto.

É claro que esse povo todo não era composto só de gente que vive em Simão Dias e que o monitoramento de público no arrastão do domingo não pode ser feito, ainda que as imagens demonstrem claramente que tinha bem mais de 20 mil pessoas no encerramento da festa – tá cheio de vídeos do Festival da Gente na internet pra se assistir e encher os olhos!

Resultado de tanto sucesso? Comércio aquecido, restaurantes e pousadas lotados e Simão Dias inserida de vez no calendário festivo sergipano. Por isso que os elogios de Luciano Pimentel, que é aliado de Cristiano Viana e coisa e tal, podem até ter sido econômicos diante da grandeza do Festival da Gente, né verdade? E que venha 24!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário