Comenda Potestas Montis: Academia Itabaianense de Letras faz homenagem mais do que merecida ao grande, ao imenso José Queiroz da Costa

Começa pelo nome, Potestas Montis, do Latim, que significa Poder da Montanha. Mas que, nesse caso, tranquilamente adaptado para Poder da Serra, serra essa, claro, a de Itabaiana.

A homenagem da Academia Itabaianense de Letras, portanto, eleva seus agraciados às alturas pelos feitos, pela forma de encarar a vida, pela contribuição que suas ações deram, seguem dando e por muito tempo darão à coletividade nas mais variadas frentes.

E aí chegamos à homenagem a José Queiroz da Costa, ou Zé Queiroz, que é mais fácil e é como AnderSonsBlog sempre tratou essa figuraça, diferenciada mesmo, que recebeu a Potestas Montis na noite da sexta, 25, na Câmara de Vereadores de Itabaiana, numa cerimônia objetivamente simples e gigantescamente importante.

Sim, porque nascido em 14 de julho de 1936, Zé Queiroz tem sido um incansável e, assim, merecedor como poucos de tal honraria. E essas homenagens, a bem da verdade, sempre devem ser feitas em vida.

Só que no caso de Queiroz, a homenagem da AIL, além de ser em vida, encontra Zé Queiroz em plena atividade, agora compromissado com a modernização de seu xodó mais precioso, em termos de suas realizações: a Rádio Princesa da Serra, um marco da comunicação radiofônica sergipana, que AM que é, vai virar FM e das mais potentes do Nordeste, viu!

Bem, AnderSonsBlog não vai entrar em detalhes biográficos de Zé, visto que tem muita gente bem mais gabaritada do que a casa aqui pra fazer isso. Mas vamos tentar condensar rapidamente a importância de Queiroz para sua amada Itabaiana e pra todo o nosso amado Sergipe.

Comecemos! Você, leitor e leitora, gosta de rádio? Então deve ouvir atentamente do que Zé Queiroz tiver a falar, pois foi dele a iniciativa de fundar a 2ª emissora de rádio do interior sergipano, justamente a Princesa da Serra que ele batalha agora pra modernizar e sintonizar com os novos tempos.

Mas e se você, leitor e leitora, gostar de cinema? Então, veja bem: Zé Queiroz chegou a ter 15, isso mesmo, 15 salas de cinema em Sergipe – antes das salas de cinema serem sequestradas pelos shoppings, só pra esclarecer – que iniciaram e alimentaram a paixão cinematográfica de milhares de pessoas, uma coisa, literalmente, de cinema!

E caso o leitor e a leitora gostem de… ler – que é o que AnderSonsBlog espera, pois está te fazendo ler exatamente nesse momento, né isso? –, então atenção pata a letra que Zé Queiroz deu: ao representar a Editora Abril Cultural, num tempo que também representava o Baú da Felicidade, de outro monstro sagrado da comunicação, Silvio Santos, elevou a quantidade de bancas de revistas, apenas em Aracaju, de pouco mais de uma dezena para bem mais de uma centena!

Mas, aproveitando os rescaldos das Eleições 22, você, leitor e leitora, gosta de política em alto nível, especialmente no âmbito parlamentar? Então decrete-se que Zé Queiroz foi o deputado federal constituinte com o melhor desempenho entre os representantes sergipanos na elaboração a Constituição de 1988 e o fato dele estar fora de mandatos desde então apenas reforça a ideia de que a política é que perdeu Zé e não o contrário, viu?

E que tal aproveitarmos a efervescência da Copa do Mundo do Qatar pra perguntar se você, leitor e leitora, gosta de futebol? Se sim, atenção para os golaços que Zé Queiroz fez nos anos 1970 com o time do Itabaiana, tornando-o grande até os dias de hoje, como bem falou o próprio Zé na cerimônia em sua homenagem, justamente por ter rompido a barreira lá atrás e se sagrado multicampeão e, assim, um time grande para além dos limites da capital sergipana.

E pra quem gosta de uma boa prosa e mesmo de acalorados debates, como é que faz? Ah, leitor e leitora, não perca a chance de passar algum tempo conversando com Zé Queiroz. AnderSonsBlog, entre uma atuação profissional e outra, teve a imensa satisfação de prestar alguns serviços a Zé, coisa meio até que de office-boy, subindo e descendo com ele pra resolver questões das mais diversas. E não foi pelo que se ganhava, mas foi pelo que se ouvia, desde histórias deliciosas dos bastidores do poder sergipano até aqueles debates em que este titular aqui sempre sabia que iria perder, visto a capacidade argumentativa que Zé Queiroz preserva intacta.

E depois de tantas provas definitivas da grande de Zé Queiroz, agora vem a pergunta definitiva: você, leitor e leitora, gosta da vida? Pois saibam que o empreendedor e o visionário Zé Queiroz, disposto a toda e qualquer luta em busca da realização de seus sonhos, é um cara de imenso coração, algo que ele transferiu para toda a sua família, e de uma humanidade a toda prova, o que faz com que Zé Queiroz mereça ser celebrado também pelo seu imenso amor a vida.

Que a presidente da AIL, Josevanda Mendonça Franco e todos os seus pares se sintam felicitados por este AnderSonsBlog. Pois foi a honraria concedida por vocês a Zé Queiroz que incentivou e determinou este modesto site a vir aqui, hoje, pra enaltecer Zé Queiroz da Costa. E falar coisas boas de alguém tão especial é, por fim, celebrar a vida! Viva Zé Queiroz!

 

 

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário