Como estar num governo para atuar em prol das mulheres se esse mesmo governo não ‘corta na própria carne’ pra defender as mulheres? Eis o drama de Danielle Garcia

Um querido amigo deste AnderSonsBlog, no afã de defender os interesses de uma pré a prefeitura de Aracaju na qual ele está trabalhando, veio se interpor a defesa que a casa aqui fez de Candisse Carvalho (PT) num episódio em que ela sofreu violência política de gênero (leia AQUI).

Vamos manter a identidade dele preservada, afinal a ideia aqui não é expor ninguém, mas o argumento que esse amigo usou foi deveras fuleiro: “você está incentivando o vitimismo!” E embora a própria pré a prefeita para a qual ele trabalha estivesse no mesmo texto que defendeu Candisse, esse amigo não percebeu que estava praticando o chamado ‘machismo estrutural’. Ou, se percebeu, estava apenas sendo um ‘idiota útil’ – ou inútil, vai saber?

E porque AnderSonsBlog relata esse acontecido acima? Ora, porque um dos nomes que constou na defesa feita aqui por este site, de que as mulheres na disputa pela prefeitura de Aracaju precisam ser questionadas sobre o que podem e querem fazer pela cidade e não expostas ao constrangimento e a violência de gênero apenas por estarem na política – que, como se sabe, é um ambiente hostil, naturalmente, mas que parece ficar ainda mais ouriçado pelo protagonismo feminino que se vê nessa pré-campanha aracajuana – está numa berlinda danada!

E esse nome é o da secretária especial das Mulheres, Danielle Garcia (MDB). Chegou até a casa aqui que ela teve conversas com o presidente estadual do seu partido, o senador Alessandro Vieira, e que o que ficou ajustado foi que ela, Danielle, deixaria o governo de Fábio Mitidieri (PSD) nas próximas semanas com o argumento, legítimo, aliás, de que será pré a prefeita ou mesmo pré a vice nas Eleições 24 em Aracaju.

Ótimo, perfeito e está tudo bem, tudo certo. Mas, mais uma vez, olha a violência de gênero aí, absolutamente disfarçada, mas efetivamente ocorrendo: na verdade, Daniele Garcia está numa posição extremamente desconfortável por não poder dar uma declaração pública acerca de seu colega de secretariado, o do Turismo, Marcos Franco, que responde a processo na Justiça por acusação de ter agredido a ex-esposa. Parêntese: AnderSonsBlog não está julgando Marcos, não! Mas é ou não uma situação delicadíssima pela qual está passando Danielle?

Assim, as movimentações da secretária juntamente com Fabiano Oliveira (Progressistas), Katarina Feitoza (PSD) e mesmo com o presidente estadual do PSB, vice-governador e secretário de Educação, Zezinho Sobral, seria a forma mais amena de deixar o governo sem um rompimento frontal com Fábio, né verdade?

Na verdade, independente de qualquer orientação que possa ter recebido, é possível que a própria Danielle já tenha refletido sobre o episódio e enxergado que não é uma boa opção ficar em silêncio, assistindo de camarote o governador reconduzir ao cargo de secretário estadual alguém que foi indiciado por violência contra mulher, cujo processo tem como base a lei Maria da Penha, e que cumpre medida restritiva por violência doméstica.

Até porque, efetivamente caso se concretize mesmo, o retorno de Marcos Franco ao staff do governo de Sergipe, enquanto responde a um processo desses, cria um desconforto para as mulheres que participam do alto escalão do governo de Fábio Mitidieri.

E a manutenção desse ‘ensurdecedor silêncio’ pode levar Danielle Garcia, a perder o discurso em defesa das mulheres, o que certamente criará um estrago eleitoral. Assim, aguardemos o desdobrar dos fatos nas próximas semanas. Mas uma coisa é fato: se tudo ficar como está, não tem como não afirmar que Danielle está sofrendo uma pesadíssima violência política de gênero. E AnderSonsBlog afirma isso quer os ‘idiotas úteis’ – ou inúteis, vai saber! – concordem ou não. E tenhamos dito!

Gostei 4
Não Gostei 1

1 Comentário

  • Reges B Silva

    23 de abril de 2024 - 20:20

    Me desculpe gente. MÁS já vi tantas imbestilidades, mais dessa vez nunca, essa foi a maior já escrita em todo tempo nas redes sociais. O que tem haver MARCOS FRANCO com Danielle ser candidata a prefeita de Aracaju, pelo MDB de Marcos Franco? O que tem haver com a saida de Danielle do governo? Ela PRA ser candidata terá que entregar o cargo de secretária. Feche a matraca cheia do que o camarão tem na cabeça.

Deixe um Comentário