Confirmado: filiação de Belivaldo Chagas ao Podemos nesta terça, 2, e futura pré dele a vice de Yandra Moura é a maior ação política das Eleições 24 em Aracaju até o momento. A partir de agora, a disputa é pra valer!

Pode-se dizer o que se quiser de Belivaldo Chagas, ex-governador de Sergipe, sendo que não se pode dizer dele uma única coisa: que o Galeguinho é pé frio! E isso não é uma análise política, não! Isso é uma constatação!

Senão, vejamos: quando foi indicado a vice do saudoso Marcelo Deda em 06, muito pouca gente apostava num sucesso eleitoral, visto que o então governador, o também saudoso João Alves, estava com a caneta na mão e Deda era uma estrela em ascensão, o que não garantia, por si, uma vitória, que acabou acontecendo. E, diga-se de passagem, Belivaldo foi aquele vice dos sonhos: não deu problema pro gestor e manteve-se fiel e tranquilo nos bastidores, sem problema algum.

Já quando o então ex-vice e deputado estadual por quatro mandatos foi chamado para ser o vice de Jackson Barreto em 14, teve quem dissesse: “mas de novo?”. Acontece que, ao final, a decisão de JB pelo nome de Belivaldo mostrou-se acertada e JB venceu com extrema facilidade aquelas eleições estaduais.

E quando 18 chega, com JB indo disputar o Senado e Belivaldo herdando o governo, quem não lembra que o cabra de Simão Dias tinha apenas 3% nas pesquisas de intenção de voto, isso lá por abril de 18? Abertas as urnas, Belivaldo foi ao segundo turno com Valadares Filho e venceu as eleições.

E quando uma ruma de pré a governador puxava a brasa cada qual pra sua sardinha na disputa interna em 22, no âmbito dos governistas, quem não lembra que Belivaldo foi decisivo para que o nome escolhido fosse definido em comum acordo entre os principais nomes governistas de então? Essa postura firme do Galeguinho foi que garantiu que o atual governador Fábio Mitidieri convencesse os seus pares e se viabilizasse como o candidato governista. E o resto é história!

Fora do Palácio dos Despachos, Belivaldo se concentrou em organizar o PSD, seu então partido e partido do governador Mitidieri. De janeiro de 23 até março de 24, o PSD cresceu e apareceu, é um dos mais bem estruturados partidos de Sergipe e vai às Eleições 24 com boas chances nos mais diversos municípios.

Diante de um histórico desses, alguém duvida que a chegada de Belivaldo Chagas ao Podemos, em filiação festiva marcada para as 17h desta terça, 2, no Del Mar Hotel, em Aracaju, é desde já o fato político mais importante das Eleições 24 na capital sergipana?

E olha que os passos de Belivaldo têm sido muitíssimo bem engendrados, viu? Quer uma prova disso? Lá vai: primeiro o ex-governador se filia ao Podemos, dando visibilidade e importância a uma agremiação que vem batendo na trave nos últimos anos, vide a bela votação de Danielle Garcia pro Senado em 22.

E depois porque, ao apenas se filiar nesta terça, Belivaldo Chagas deixa a cereja do bolo um pouco mais para frente, quando será indicado como pré a vice de Yandra Moura (União) na disputa pela prefeitura de Aracaju. E aí, leitor e leitora, virá mais uma oportunidade para se destacar o Galeguinho, o Podemos e, lógico, a pré a prefeita de Yandra.

E, por fim, mas não menos importante, é preciso lembrar que, para além de ser o cara certo no lugar certo ao longo de toda a sua história política, Belivaldo tem uma característica interessantíssima do ponto de vista eleitoral.

É que – e aqui se trata de uma avaliação deste AnderSonsBlog – o Galeguinho tem um quê de ‘Seu Lunga’ no trato com as coisas da política. Afora o folclore que isso rende ao anedotário político, a fama e a postura de ‘sincerão’ que Belivaldo possui, ainda que possa ter sido responsável por alguns momentos de ‘auto sabotagem’ em seu governo – novamente uma avaliação específica deste AnderSonsBlog sobre o estilo Belivaldo de ser – funciona que é uma beleza numa campanha, pois o povo gosta de quem responde na lata, na tampa, sem tergiversar, sem meias palavras.

Assim, além de conferir peso e credibilidade à pré de Yandra a prefeita de Aracaju, Belivaldo, como pré a vice, acaba se tornando uma atração a parte. E, vamos e venhamos, numa eleição que caminha pra ser um marasmo absoluto de novas ideias, com as raras exceções de praxe, ter um ativo como Belivaldo Chagas é bom não apenas para Yandra, mas para a disputa como um todo, viu? Vai vendo!

Gostei 0
Não Gostei 0

2 Comentários

Deixe um Comentário