Pesquisa INOR: Sérgio lidera com margem que, em alguns cenários, ultrapassa 50% das intenções de votos válidos. Pode estar se formando em Lagarto o chamado ‘voto útil’

Todo mundo sabe que eleição em Lagarto é sempre muito disputada. Não seria diferente neste ano. Mas uma coisa, que já havia sido apontada por este AnderSonsBlog, parece se confirmar a cada nova pesquisa eleitoral no município: a pré candidatura de Sérgio Reis (PSD) caminha firmemente na liderança da preferência popular. O que leva a isso? Bem, primeiro vamos aos dados técnicos da mais nova pesquisa, depois vamos aos números e, por fim, à análise eleitoral lagartense da casa aqui.

A pesquisa em questão foi realizada pelo Instituto de Pesquisas do Nordeste (INOR) e divulgada pelo jornalista Luiz Carlos Focca, no Transamérica Notícias desta quinta, 18. Nela, foram feitas 713 entrevistas entre os dias 12 e 14 de abril de 2024, com margem de erro de 3,65%. O registro dela na Justiça Eleitoral é SE-08748/2024.

No cenário espontâneo, quando não se apresenta o nome de nenhum dos pré-candidatos, Sérgio (PSD) lidera com 25,63%; Rafaela Ribeiro (Republicanos), 12,90%; Valmir Monteiro (Podemos), 9,40%; Hilda Ribeiro (sem partido), 1,68%; Fábio Reis (PSD), 0,28%; Ibraim Monteiro (PV), 0,28%; Branco/Nulo, 6,87%; e Não Soube/Não Respondeu, 43,20%.

Na versão estimulada da pesquisa, quando são apresentados os nomes dos prés a prefeito, foram feitas duas simulações. Na primeira, Sérgio lidera com 40,11%; Rafaela tem 27,91%; Valmir, 18,37%; Branco/Nulo, 6,18%; e Não Soube/Não Respondeu, 7,43%. Em termos de intenção de votos válidos, excluindo-se brancos, nulos e indecisos, Sérgio amplia a liderança, indo a 46,43%; Rafaela fica com 32,30%; e Valmir atinge, 21,27%.

No segundo cenário estimulado, Sérgio mais uma vez lidera com 41,24%; Rafaela, 29,45%; Ibraim, 10,80%; Branco/Nulo, 6,32%; e Não Soube/Não Respondeu, 12,20%. Também quando se calcula as intenções de votos válidos, a liderança de Sérgio se acentua, como o pré a prefeito chegando a 50,61%; Rafaela, 36,13%; e Ibraim, 13,26%.

Como AnderSonsBlog já havia avaliado, Sérgio tem tido um melhor desempenho em termos de organização partidária até o momento, com destaque para o fato de que ele conseguiu estruturar o maior número de partidos em seu entorno até a data limite, em 6 de abril passado.

Mas sua liderança inconteste nas mais diversas pesquisas, inclusive nessa da INOR, também aponta para uma outra situação: a população lagartense pode estar identificando em Sérgio a opção do chamado ‘voto útil’!

Explica-se: como a atual gestão, a cargo de Hilda Ribeiro (sem partido), tem sido marcada por diversos problemas que vão desde o funcionalismo público e chegam até a manutenção de ruas e avenidas em todos os bairros da cidade, além de problemas crônicos também nos povoados lagartenses, que são muitos, e como há uma dúvida real sobre a possibilidade de Valmir Monteiro vir a se candidatar, o eleitor e a eleitora, com o objetivo de melhorar a cidade, tirando-a das páginas negativas em todo o estado, é possível que estejam identificando em Sérgio esse catalizador das intenções de mudança que demonstra desejar a maior parte da população lagartense.

Mas, como ainda tem muita pré-campanha pela frente e também a própria campanha em si, o cenário não é imutável. Porém não restam dúvidas de que se a eleição em Lagarto fosse hoje, o próximo prefeito seria Sérgio mesmo. Sem mais!

Gostei 1
Não Gostei 0

1 Comentário

  • Francisco Carlos Oliveira Simião

    19 de abril de 2024 - 18:57

    4 anos atrás Fábio também ganhava fácil perdeu com 5 mil votos pesquisa que vale é quando abre as urnas

Deixe um Comentário