Vira, virou! Fábio Mitidieri mostra a força da persistência ao vencer, mas terá que mostrar serviço bem rápido para não ser reduzido ao “poder pelo poder”

AnderSonsBlog tá nem aí em dar a cara à tapa, em se expor e ser questionado. Aliás, a graça dessa bagaça é justamente o esticar de corda opinativo, percebe? Por isso que, mesmo que não tenha escrito sobre isso, a casa aqui confessa: a vitória de Fábio Mitidieri (PSD) para governador foi surpreendente, sim!

Ao longo dos próximos dias, analisaremos as variantes. Mas, neste texto, avaliaremos especificamente a postura de Fábio, de forma individual, durante toda a eleição. A bem da verdade, quem mais acreditou na vitória de Fábio foi… o próprio Fábio. E isso é um mérito dele!

Comecemos pelo 1º turno, quando saiu das urnas com mais votos o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL). Imagina o risco que foi colocar a digital do PSD no Julgamento da Cor Azul, em Brasília, como assistente de acusação? Mas, ao final e ao cabo, o risco valeu à pena, conforme o resultado do domingo, 30 de outubro, demonstrou: com Valmir fora da disputa por filigranas jurídicas, Fábio saiu de 3º colocado para governador eleito. E o nome disso é, efetivamente, uma tremenda virada!

Só que há consequências para isso. E a mais visível delas é que Fábio será mais cobrado do que o normal já desde o início de seu mandato. Claro que há os adesistas, os puxa-saquistas e os baba-ovistas que baterão palmas até pra um pum – alô Vardo da Lotérica, grande filósofo da real politik sergipana!

Mas numa decisão tão apertada entre Fábio e Rogério Carvalho (PT), com vantagem para o primeiro de apenas 40.911 votos num total 1.206.791 votos válidos, é claro que as cobranças tendem a ser ainda mais forte e, o principal, a oposição ao governo de Fábio já nasce fortalecida – ainda que, como se sabe, a força do poder encante a muita gente que não sabe viver sem um naco, ainda que seja mínimo, desse mesmo poder!

Acontece que é justamente esse poder que está, digamos, já meio que querendo se ajeitar pelos próximos 4 anos: Mitidieri será um governante com compromissos claros com o que já está aí, especialmente na quadra referente aos 5 anos e 8 meses de administração de Belivaldo Chagas (PSD).

Só que o governo de Belivaldo sofre de forte rejeição popular, como a votação oposicionista deste ano, no 1º turno mais intensa e no 2º turno nada desprezível, mostrou claramente. Mas a vitória de Fábio não demonstraria que essa argumentação cai por terra?

Bem, vai ter gente dizendo que sim! Mas o próprio Fábio, durante a campanha, já assegurava que não. Ele sempre fez questão de mostrar que não era, nem é e nem será Belivaldo. Assim, para atender as expectativas daqueles que nele votaram, Fábio terá que ser rápido nas ações e deverá impor seu estilo já nas primeiras semanas de governo.

Porque se assim não for, Fábio Mitidieri demonstrará que a sua persistência foi decisiva eleitoralmente, mas que, administrativamente, tudo terá mudado para seguir exatamente como está. E em tempos de cobranças em tempo real, será como se ele começasse o governo com os dois pés esquerdos, né isso?

Portanto, boa sorte para Fábio. Pois será dela que se extrairá as sortes de todos os sergipanos que, independentemente de qualquer coisa, desejam um governo que faça mais pela população do que pelos integrantes do próprio governo. Simples assim!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário