ABIH/SE, mesmo tangencialmente, tenta “culpar”, por “baixa” ocupação hoteleira, governo estadual e prefeitura de Aracaju. E isso é uma tremenda injustiça! Siga o fluxo

Uma nota oficial da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Sergipe (ABIH/SE), lançada no final da semana passada, causou estranheza pelo tom “acusador” em relação ao que a associação considera “baixa” ocupação de leitos do segmento hoteleiro sergipano.

Na nota, textualmente, a ABIH/SE fala que “durante o mês de junho, mesmo com as festas juninas, a ocupação foi menor do que a esperada, talvez em virtude da falta de uma divulgação antecipada”, numa indireta mais do que direta ao governo de Sergipe e a prefeitura de Aracaju, os dois maiores entes dentre todos os que realizaram festejos juninos no estado.

Opa, mas pera lá! O Arraiá do Povo e seus 30 dias de festa foram anunciados em março e o Forró Caju já estava confirmado desde o ano passado.

Dessa forma, tanto o governo como a prefeitura fizeram, sim, a divulgação dos seus respectivos festejos.

O leitor e a leitora poderão, então, questionar: “mas as atrações só foram divulgadas posteriormente!”, né verdade?

Sim, mas e quem se desloca de um estado para outro pensando apenas nas atrações musicais?

E, de mais a mais, todas as festas juninas nordestinas tiveram as mesmíssimas atrações, com pequenas variações aqui e acolá. Ou seja: as festas em si são maiores do que as atrações nelas contidas! Isso é um fato!

Agora, a maior injustiça da ABIH/SE se configura numa questão bem mais prática. É que, somadas, as atrações nacionais dessas duas festas específicas ultrapassaram um total de 50.

Se levarmos em consideração que cada um desses artistas tem cerca de 20 pessoas por staff, só aí já falamos em mais de 1000 leitos ocupados principalmente na capital, mas também no interior sergipano – embora mereça um picolé de mangaba quem apontar uma ação efetiva da ABIH/SE em direção a hotelaria interiorana. Ou seja: além de realizar as festas em si, apenas pelo fato delas estarem acontecendo já garantiu uma ocupação bastante considerável na rede hoteleira!

No fundo, no fundo, a nota emitida pela associação acaba passando uma péssima impressão de que a ABIH/SE desejaria mesmo é que o governo e a prefeitura – ou as prefeituras – ocupassem as vagas da rede hoteleira ou ao menos bancassem essa ocupação.

E isso é impossível, pois cabe ao poder público fomentar a atividade turística, mas não bancá-la, visto que o turismo gera renda para o setor privado – e isso gera emprego e aquecimento da economia, claro!

Cabe, então, a setor privado usar da criatividade e trabalhar muito para… ganhar dinheiro, ora pois!

Quer um bom exemplo? Os “bate-volta” que a moçada do interior organiza quando a festa na capital tá topada. Essa turma ganha um dinheirinho bom nessa atividade absolutamente sazonal e temporária.

Aí AnderSonsBlog vai dar uma de dublê de publicitário e fazer a sugestão de uma campanha pro pessoal da ABIH/SE: porque não lançam algo do tipo “bate e fica”, que poderia garantir descontos generosos na hospedagem de gente que comprovasse que mora em cidades do interior sergioano e estava vindo para aquela determinada noite dos festejos?

Entende, leitor e leitora, que cabe ao governo fomentar a atividade, mas o trabalho nela pra se ganhar dinheiro cabe mesmo é à iniciativa privada?

Ainda na mesma nota, e também de forma tangencial, a ABIH/SE faz referência a relação que possui com o governo sergipano e a prefeitura aracajuana. “desde final de maio, já estão em andamento dois convênios, em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju, que estão possibilitando a Associação trabalhar forte, principalmente, a partir do segundo semestre em todo o Brasil”.

Novamente há uma certa indireta direta, como se esses convênios devessem ter sido feitos há mais tempo.

Ok, até poderia ser, beleza? Mas se mesmo num curto tempo que teve a ABIH/SE não se utilizou dessa parceria pra fazer acontecer um algo a mais, o que garantirá que ela conseguirá fazer a diferença nesse segundo semestre?

A verdade é que nem o governo e nem a prefeitura – ou as prefeituras – se manifestarão quanto a essa nota bem meia-boca da ABIH/SE – sim, meia boca porque reclama de uma ocupação de 58% em julho mesmo antes do mês acabar e deles tentarem oferecer melhores experiências nos hotéis sergipanos para atraírem mais e mais turistas.

E esse silêncio governamental se dá em razão de uma relação institucional que precisa ser mantida.

Mas AnderSonsBlog, que não tem esse tipo de amarra, vai direto ao ponto: ao invés de reclamar, ABIH/SE, o certo é ir trabalhar mais e mais, parando de tentar transferir responsabilidades, visto que os poderes públicos sergipanos, ao menos neste São João 23, deram o sangue pra fazer grandes festas por todo o estado, viu?

Sigam esses exemplos, trabalhem mais e estamos conversados!

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário