Além de ser absolutamente legítima, luta de Rogério Carvalho ao propor a campanha #VoltaPetrobras depõe a favor do histórico em defesa da sergipanidade por parte do senador. Ligue os pontos!

Antes de mais nada, um adendo: em seus três anos, este AnderSonsBlog não havia ainda dado uma pausa pra descanso, embora em 21, na fase Beta, a periodicidade fosse mínima; em 22, com o titular deste espaço ativamente nos bastidores das eleições, a coisa tenha sido relativamente mais lenta; e, finalmente, em 23, com um monte acertos a serem efetivados, a casa aqui tenha deslanchado – inclusive em termos de audiência, que vai muito bem, obrigado! Aí, na semana passada, um descanso pra ‘carregar pedra’ no Vale do Capão, em Palmeiras/BA – ainda temos mais duas matérias especiais, viu? Só que os fatos não param e também não param de pedir pra serem analisados. Então, nesta segunda, 22, segura que lá vem um monte de postagens, beleza, leitor e leitora?

Posto isto, vamos ao que interessa: rapá, AnderSonsBlog já externou aqui por diversas vezes que é fã incondicional de Narcizo Machado, da Fan FM. E isso não quer dizer concordância incondicional, não! Nós divergimos sempre que podemos, claro! Agora, que Narcizo é um craque no jornalismo, disso ninguém nem tenha a mínima dúvida.

Senão, vejamos: no início da semana passada, em sua coluna Domingueira do dia 14, Narcizo desceu a lenha no lombo do senador Rogério Carvalho (PT), cobrando-o ações em defesa da Petrobrás anteriores à recém-lançada campanha #VoltaPetrobras, de autoria do próprio parlamentar.

Mas a cobrança não foi a léu: no meio da semana passada, olha lá Rogério sendo entrevistado por Narcizo na Fan FM e detalhando todas as suas ações que, por terem tido início no governo claramente privatista de Jair Bolsonaro (PL), obviamente ficaram abafadas pelas operações governamentais.

Daí que, daquele mesmo período, vale ressaltar as movimentações do hoje senador e então deputado federal, Laércio Oliveira (Progressista), este alinhado com o receituário liberal aplicado por Bolsonaro, Paulo Guedes e cia. Relator da Lei do Petróleo & Gás, que flexibiliza o segmento econômico, Laércio fez a parte que lhe coube num momento em que isto era possível e até necessário, diante do cenário econômico vivido naqueles instantes.

Só que ‘o mundo gira e a Lusitana roda’, como diria o slogan quase que pré-histórico. E hoje os tempos são outros, com Lula (PT) na presidência e o resto é história. E o que faz Rogério Carvalho? Aproveita o atual momento econômico e a sua inegável força junto ao Governo Federal para encampar uma luta genuinamente sergipana: o #VoltaPetrobras, ora pois!

É fato que a economia de Sergipe declinou e definhou com a saída da Petrobras dali da rua Acre, em Aracaju – ou pelo menos daquele endereço ser o centro das decisões da empresa em tudo o que dizia respeito à exploração de petróleo em Sergipe.

Rogério, atento a isso, estudou o cenário, esteve no Texas/EUA em 22, visitou países árabes em 23 e, neste 24, dá início a uma campanha absolutamente necessária, pois a chegada da CarmoEnergy, do grupo espanhol Cobra, não apenas não atendeu as expectativas para o fomento da economia sergipana como, com o não pagamento da terceira parcela da negociação, se abriu uma janela real para que a Petrobras retome pra si a produção petrolífera em solo e mares sergipanos, né verdade?

Ou seja: não se trata de nenhuma aventura e nem de nada eleitoreiro, posto que a postura de Rogério, inclusive, pode acabar sendo a redenção econômica de Sergipe nos próximos anos e, com economia aquecida, até mesmo o atual governo, do qual Rogério Carvalho é duro, porém justo, opositor, acabaria se beneficiando com a bonança econômica, ora bolas!

Esse tipo de atitude é pensar grande e estrategicamente em Sergipe. E quem se beneficia mais? O povo, né?

Assim, parabenizando Narcizo Machado pela honradez de criticar abrindo espaço pra esclarecimentos, e parabenizando o senador Rogério Carvalho pela sensibilidade de entender que a Petrobras em Sergipe é uma bandeira absolutamente sergipana – ou mesmo os mais radicais liberais acham mesmo que a petrolífera Cobra, espanhola, deu, dará ou daria os mesmos resultados que a Petrobrás já deu, ainda dá e, com fé em Deus, dará ainda mais no futuro quando se trata de Sergipe? – AnderSonsBlog espera que essa polêmica estéril sobre a campanha proposta por Rogério chegue ao fim e que todos, mas absolutamente todos se empenhem fortemente pelo #VoltaPetrobras.

E a nota, digamos, mais chata disso tudo foi um posicionamento do governador Fábio Mitidieri (PSD) que tascou um “o PT foi que começou a privatizar a Petrobras”. Pera lá! Primeiro que a Petrobras, hoje, permite-se a parcerias com o setor privado, mas quem segue com a maioria das ações da empresa, com poder de decisão, é o Governo Federal!

Depois, se fosse ainda verdade a existência dum PT ‘privatista’, maior e mais importante ainda se tornaria o posicionamento de Rogério Carvalho que, num caso desses, se poria contrário até mesmo a um suposto direcionamento de seu partido para defender… Sergipe! Estamos conversados?

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário