Ao contratar consultoria para preparar licitação do transporte público, Edvaldo Nogueira escreve definitivamente seu nome na história aracajuana

Antes de ressaltar essa grande conquista para a coletividade aracajuana, vamos primeiro nas notas tristes sobre a tão bem-vinda licitação do transporte público da capital sergipana.

E elas vêm, e isso não é surpresa, infelizmente, da Câmara de Aracaju. Isso mesmo: após tanto cobrarem, os vereadores aracajuanos agora andam a desancar o processo inicial que resultará na licitação.

E nem se trata de nominar ninguém, visto que o objetivo aqui não é personalizar os ataques e nem dar ibope gratuito, mas o fato é que ao cobrar o que seria um alto valor pela consultoria, cerca de R$ 2 milhões, ou mesmo implicar com o prazo do estudo, coisa de 1 ano, a vereança aracajuana bem que poderia ter oferecido, em forma de projetos de lei, alguma alternativa factível, realizável mesmo, para que a licitação andasse.

Mas, novamente infelizmente, parece mesmo que o papel da Câmara seguirá reduzido apenas à atacar o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), mesmo que para isso acabe por colocar em xeque até mesmo ações positivas e propositivas do prefeito, como é esse caso da preparação para a licitação dos transportes. Uma pena isso, viu?

E agora vamos ao que interessa: criado 1985 pela dupla Jackson Barreto, então prefeito, e o saudoso João Alves, então governador, o Sistema Integrado de Transporte foi substituído pelo Sistema Intermunicipal de Transporte em 1997, sendo que esse é o sistema em funcionamento nos dias atuais e que nunca teve uma licitação, conforme informa o médico sanitarista – e que já foi superintendente da SMTT, portanto conhece do riscado – Antônio Samarone em texto bem legal e facinho de encontrar na net.

Só pelas datas, que servem como marco temporal, já é possível entender a importância do que Edvaldo propõe agora: entre a criação, passando pela atualização, o SIT aracajuano já tem 37 anos!

É claro que a modernização do sistema, através de licitação pública, se faz necessária, além de criar um positivo movimento de concorrência entre as empresas do setor, sejam as que já estão, sejam as que desejam se inserir no sistema aracajuano.

Daí também se depreende que o prefeito de Aracaju está se cercando do máximo de cuidados e da máxima transparência possíveis para colocar na praça tão importante licitação.

Assim, a contratação da consultoria prestada pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) se faz necessária, o prazo é compreensível, até pelo gigantismo e importância do sistema, e quanto ao preço, se alguém encontrar algo similar e com um valor mais barato, que traga a público, ora bolas!

E tem mais uma coisa: apesar das críticas, sempre vindas da Câmara, pra variar, de que a consultoria será feita por uma associação que congrega as empresas que prestam o serviço de transporte, vale ressaltar que, até por deverem ser as empresas lá associadas as que virão a concorrer, lógico que a ANTP não poderá privilegiar nem A e nem B e nem C, pois aí os próprios associados é que partiriam pra cima dessa mesma ANTP.

E quanto ao questionamento sobre ser uma associação que representa interesses de quem faz o transporte e não de que o usa, aí sim é que a Câmara pode entrar, discutindo a inserção de conselhos populares e que tais nos debates sobre o resultado da consultoria. Fora disso é só perfumaria, ataques gratuitos e a velha máxima do “quanto pior, melhor”, né?

Portanto, ainda que não seja advogado de defesa de Edvaldo, este AnderSonsBlog pega a visão: Edvaldo, ignore os detratores gratuitos e nada republicanos, parta pra cima e vá fazer história! Após a consultoria, com a licitação realizada, o povo lhe será grato pela melhoria dos serviços e é isso o que, ao final, importa. Como se diz: bote pra chegar!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

2 Comentários

  • Aracaju falido

    23 de novembro de 2022 - 11:23

    Mais puxa saco desse prefeito de redes sociais é impossível, mais de 10 anos de Edvaldo nogueira no poder contando com a administração anterior, promessas e mais promessas, conseguiu levar o SIT a falência com dezenas de greves, empresas falidas e com ônibus com mais de 16 anos rodando, obras de “mobilidade” abandonadas e outras mal feitas, mas como você mesmo diz Edvaldo, ignore os detratores gratuitos e nada republicanos, parta pra cima e vá fazer história!

    Fez história como uma das piores administrações em relação a mobilidade, mas pelo menos ele ainda tem um blogueirinho pra puxar saco.

    • anderson

      23 de novembro de 2022 - 12:51

      Antes de mais nada, é preciso celebrar a disposição de alguém que cria um e-mail no GMAIL só pra contestar algo postado aqui. Agradeço a deferência e o trabalho feito nesse sentido.

      Depois, pra ser justo, é preciso reconhecer que o seu incômodo, Anônimo, deve-se ao fato de que a licitação tende a ocorrer. Por quais razões isso se dá, aí deve estar no âmbito do anonimato também, né? Mas que a postagem incomodou, isso é um fato.

      E por mais que se possa, até com razão, criticar a demora de Edvaldo e de todos os prefeitos que passaram por Aracaju desde 1997 para fazer a licitação, também é fato que, finalmente, ela sairá do papel após a consultoria feita. Então, melhor ficar ao lado da população que tanto anseia por um transporte público melhor.

      E por fim, mas não menos importante, ser chamado de Puxa Saco e de Blogueirinho por alguém que não assume a própria identidade, Anônimozinho, é sempre uma satisfação.

      Volte mais vezes, AnderSonsBlog agradece!

Deixe um Comentário