Ótima notícia: Lagoa dos Tambaquis, em Estância, um dos principais destinos turísticos de Sergipe, está pronta e preparada para receber visitantes sem risco de contaminação. Pegue a visão!

Depois de uma imensa polêmica nas redes sociais, finalmente o veredito oficial chegou, conforme material já distribuído à imprensa. Nele, a equipe de Comunicação da gestão estanciana vaticina que “a prefeitura de Estância, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), concluiu recentemente uma análise minuciosa na região da Lagoa dos Tambaquis para verificar a presença das formas imaturas do Schistosoma mansoni no caramujo do gênero biomphalaria, agente causador da esquistossomose, popularmente conhecida como ‘barriga d’água’ (…) Todas as amostras  analisadas em 2023 apresentaram resultados negativos, indicando a ausência de contaminação”.

Tudo beleza, então, e a Lagoa dos Tambaquis, um dos mais procurados destinos turísticos de Sergipe, segue livre de riscos da contaminação da esquistossomose, graças a Deus e aos processos de fiscalização e controle promovidos pela gestão do prefeito Gilson Andrade (PSD). Coisa boa de se ver, né não?

Mas veja, leitor e leitora, aqui temos um outro tipo de ‘contaminação’: aquele do ‘quanto pior, melhor’, geralmente promovida por quem, no afã de atacar uma gestão ou empresários atuantes, acaba prejudicando uma população inteira, né isso?

Primeiro é preciso lembrar que a região da Lagoa dos Tambaquis é explorada comercialmente – e muito bem, por sinal – pela iniciativa privada. Depois é preciso resgatar uma ação anual realizada pela prefeitura de Estância, especialmente nos últimos anos sob a gestão de Gilson, que é o ‘peixamento’, feito em parceria com a Codevasf, que no último dia 20 deste mês lançou na área 50 mil alevinos.

Simplificando pra que todo mundo entenda: os alevinos, que se tornarão peixes, acabam se alimentando de toda e qualquer ameaça ao desequilíbrio biológico e, com isso, acabam sendo fundamentais na luta contra a esquistossomose e outras possibilidades de contaminação.

Aí, quando alguns caramujos são encontrados, em especial em locais mais ermos da região, vem aquele ‘para tudo que tá contaminado!’ nas redes sociais! E nem se aguarda para ver qual o resultado dos exames, que de resto são realizados com uma impressionante constância.

Lógico que AnderSonsBlog não vai cometer a injustiça de sair apontando dedos pra ninguém. Mas não lhe parece estranho, leitor e leitora, que esse tipo de ‘alarmismo’ venha sempre em tempos de alta estação, quando emprego e renda, também em alta, surgem como forma de desenvolvimento para a população estanciana?

Olha, a casa aqui não é adepta das ‘teorias da conspiração’, mas que tudo leva a crer que tem gente querendo jogar água no chopp da população praiana de Estância, disso não resta dúvida.

No mais é parabenizar o Lacen e a gestão de Gilson Andrade pela celeridade nas respostas. E desejar um Verão 24 no topo do topo pra todo mundo que for curtir a queridíssima Estância. Sem mais!

Gostei 0
Não Gostei 0

18 Comentários

  • Katiuza Santos

    29 de dezembro de 2023 - 08:30

    Veja só, fico feliz pela informação, mas quem alertou sobre foi a classe médica, eu estive recentemente na Lagoa dos Tambaquis, foi aí que um médico me alertou, por descarg de consciência farei o exame daqui um mês, que é quando pode positivar, e mais coincidência ainda é que meu cunhado esteve a um ano lá e tem um mês que descobriu que estava com a doença, tratou, inclusive é gratuito o tratamento, outro ponto relevante é que se não existe caramujos, por que a necessidade de alevidos duas vezes ao ano? Veja bem, esse é um comentário apenas, daqui uns dias posso tirar minha dúvida e posso até vir aqui expor o resultado, mas eu não tinha essa informação até postar as fotos e ser alertada, no mais o local é lindo

    • anderson

      29 de dezembro de 2023 - 08:53

      Katiuza, feliz demais pelo seu comentário aqui! Porque o nosso alerta não foi sobre quem, de forma legítima, como é o seu caso, se preocupa com a Lagoa dos Tambaquis e com a fonte de emprego e renda que ela representa, sendo por isso mesmo necessário que esteja sempre 100% para receber visitantes. O problema é como esse tipo de informação é utilizada por setores da política e mesmo da vida empresarial que, no afã de atingirem objetivos escusos, usam informações desse tipo pra causar terror nas pessoas. Você, enquanto cidadã, fez a sua parte. O Lacen e a prefeitura de Estância, enquanto entes públicos, fizeram as partes que lhes coube e agora resta aguardar que seu exame, com fé em Deus, dê negativo! No mais, novamente obrigado por trazer seu relato até o AnderSonsBlog. Valeu mesmo e um ótimo verão!

      • Elaine

        29 de dezembro de 2023 - 20:37

        Entendo essa preocupação, mas além das Lagoas tue os empresários tem investido nessa busca pelo Turista, a Prefeitura precisa melhorar e muito nessa região que também tem as praias, porém nenhum atrativo pra os turistas. Obsevei o calçadão na beira da praia todo quebrado ano passado, cheguei agora eestá do msm jeito. As praias aqui estão abandonadas. Meu comentário tem nada haver com politicagem apenas crianças construtiva. Precisa melhoras!!!!

  • Vera Dantas

    29 de dezembro de 2023 - 15:55

    Quando se tem algum estabelecimento que diz gerar emprego, ou aumentar a arrecadação do município, a certeza que está tudo bem, obrigada, pra mim não é confiável. Ia muito nessa lagoa qdo ainda tinha camping, não sei se ainda funciona, mas faz muito tempo que não vou, justamente por não confiar. Prefiro não arriscar.

  • Valdemir Lopes

    29 de dezembro de 2023 - 16:12

    Apenas como sugestões:
    – Que seja fixada o laudo em locais visíveis para afastar dúvidas.
    – Que seja determinada uma área para os usuários que costumam levar seus animais.
    Direito do Consumidor.

  • Irma Karla

    29 de dezembro de 2023 - 19:58

    Interessante que tem até funcionários da saúde e do próprio LACEN, que confirmam a contaminação, só não expõem com medo de represálias e perder o emprego. Segundo, existe uma funcionária de um hotel em Aracaju, que a família do esposo dela tem casa na região e o cunhado está paralítico por conta deste parasita que se instalou na medula. O restante da família teve que tomar medicação. No mais…casos existem. E ainda mais interessante, é que ontem tinha uma equipe em vários trechos da Lagoa colhendo amostras para fazer o teste de balneabilidade. E hoje já saiu o resultado? Nossa!!! Quando envolve o lado econômico, por conta da alta estação e da pressão dos empresários locais, o teste é rápido? Tá parecendo até aqueles teste de farmácia. Na boa…o correto e extremamente importante seria a PROIBIÇÃO de ser dado ração para os peixes. Dão ração para atrair os turistas e os peixes ao invés de comer os caramujos, se viciam na ração. E o peixeamento que fazem vai na mesma lógica…os alevinos desde cedo aprende a comer ração. Deixando de realizar o procedimento natural de comer os caramujos. É bom lembrar que a Lagoa dos Tambaquis é água represada de chuvas durante anos… Por isso a importância de se ter o peixeamento com frequência, mas proibindo que os estabelecimentos vendam ou ofertem ração como forma de atração para os turistas. Ah…repararam o quanto a maioria dos empresários locais investiram em piscinas? Porque será? Talvez seja mais um atrativo e uma forma de aos poucos as pessoas deixarem de se banhar na Lagoa.

  • Elaine

    29 de dezembro de 2023 - 20:41

    Entendo essa preocupação, mas além das Lagoas que os empresários tem investido nessa busca pelo Turista, a Prefeitura precisa melhorar e muito nessa região que também tem as praias, porém nenhum atrativo pra os turistas. Obsevei o calçadão na beira da praia todo quebrado ano passado, cheguei agora eestá do msm jeito. As praias aqui estão abandonadas. Meu comentário tem nada haver com politicagem apenas critica construtiva. Precisa melhoras!!!!

  • Luiz

    29 de dezembro de 2023 - 22:00

    Eu não sabia dessa polêmica. Fiquei sabendo recentemente, quando já tinha comprado minha passagem pra ir aí no feriado de ano novo. Agora fiquei na dúvida. Eu ia com minha caravana.

  • Alberto

    30 de dezembro de 2023 - 01:28

    Soube recente que um casal, conhecido de amigos, moradores da Barra dos Coqueiros, vieram a lagoa dos tambaquis e após algumas fizeram exames de rotina e constataram a infestação por schistosoma mansoni, é coincidência demais, são muitos casos de coincidência.

  • Carlos Alberto Oliveira Santos

    30 de dezembro de 2023 - 07:31

    Dr. Gilson é homem de respeito e responsável ele sim é o melhor prefeito que Estância já teve e olha que nem tem o sangue Estanciano mas o coração é, da- lhe desses invejosos Dr. Gilson, e vamos que vamos pra frente com o nosso próximo prefeito André Graças

  • Enaile Trindade

    30 de dezembro de 2023 - 08:19

    Atrativo turistico do nosso estado Sergipe

  • Fábio de Estância

    30 de dezembro de 2023 - 09:20

    Longe de mim atacar a gestão ou qualquer empresário , mas muito perto e dentro de mim o schistosoma mansoni e potencial desenvolvimento da equistossomose.
    Mergulhei há cerca de um ano na lagoa , mais um amigo , ele teve sintomas meses atrás e está com problemas de locomoção visto que ovos do parasita estão alojados na sua coluna .
    Em razão disso fiz os exames , deram positivo , não tenho sintomas mas estou infectado , já tomei o medicamento e vou fazer acompanhamento.
    Não é correto politizar essa questão, a doença é muito grave , é silenciosa, pode ficar até 20 , 30 anos sem se manifestar , se não tratada a tempo , mata ou aleja .
    É correto as autoridades afirmarem que no material examinado não havia contaminação ? É sim !
    É uma amostra , uma parte do que lá está , não significa que todo o matérial que lá está esteja não infectado, a lagoa é extensa , tem uns 6km , uma pequena amostra em 6km de extensão talvez não seja suficiente pra sustentar a afirmação que lá não tem schistosoma.
    No mais, saúde para vocês , e cuidem-se, façam EXAME DE SANGUE ( nas fezes é mais difícil detectar, se complementam) quem teve contato com aquelas águas .

    Fábio de Estancia , cantor compositor

    • Ju Assunção

      31 de dezembro de 2023 - 11:59

      👍👍

    • Charles Cardoso de Jesus

      24 de janeiro de 2024 - 13:37

      Engraçado vcs pescam em muito locais e só falam daqui.
      Fácil falar mais nunca provam que foi aqui pq até então não agente mostra e posta direto nossas pesquisas e laudo.

  • José Rubens

    30 de dezembro de 2023 - 22:07

    Eu que não entro naquela água de jeito nenhum,antes dessa polêmica eu já tinha essa opinião.

  • Ju Assunção

    31 de dezembro de 2023 - 11:56

    Realmente é um excelente destino para turistas, porém, deve-se ter todo cuidado ao abrir o espaço para receber pessoas – é necessário investimentos em tratamento e peixamento da água -. Há alguns anos fiz matéria baseada na declaração de uma paciente com quadro gravíssimo de Esquistossomose (contraído na lagoa dos tambaquis), onde o parasita ficou alojado na coluna vertebral, com perda dos movimentos das pernas, precisando fazer fisioterapia e outros tratamentos durante meses até se recuperar. Chamo atenção, também, para o fato de nenhum médico em Sergipe ter conseguido descobrir sua doença à época. Foi necessário a paciente se deslocar para São Paulo para uma médica a qual ela chama de anjo da guarda, descobrir e solucionar todo problema.

  • Iris

    3 de janeiro de 2024 - 09:14

    Deveria ser proibido a venda de ração nos receptivos, pois os Tambaquis devem caçar os caramujos e comer somente isso fazendo o controle biológico do local

  • Maria

    3 de janeiro de 2024 - 09:17

    Deve ser proibida a venda de ração nos receptivos

Deixe um Comentário