3Es – ECONOMIA – EMPREGO – EMPREENDEDORISMO

Unigel e o festejo antecipado que pode não dar em nada

Desde que a Fafen/SE foi fechada, uma das notícias mais aguardadas pelos sergipanos, em relação a nossa já combalida economia, era a reabertura dessa importante planta industrial. E a notícia veio em agosto desse ano, com a inauguração da unidade de fertilizantes nitrogenados Unigel Agro Sergipe, justamente a nossa antiga Fafen/SE. Mas olha a informação que AndersonsBlog conseguiu na tarde dessa segunda, 18. Segundo uma fonte, a Unigel está fazendo uma parada de manutenção em sua unidade sergipana. Até aí, nada demais. Mas, segundo a mesma fonte, a empresa decidiu pela contratação de trabalhadores da Bahia para a realização do serviço, ainda que, em Sergipe, existam profissionais aptos para tal serviço. E, veja, leitor e leitora, até aí, nada demais também, afinal a empresa é privada, claro. Mas o problema é que, quando da abertura da fábrica, já sob o comando da Unigel, a classe política sergipana soltou fogos, dizendo que estavam garantidos os empregos dos… sergipanos!

Vem mais por aí

Diante dessa situação, nesta terça, 19, vai ter manifestação do sindicato da categoria para tentar reverter a situação e garantir que as vagas sejam ocupadas por trabalhadores de Sergipe. AndersonsBlog acha difícil, mesmo achando que seria o correto, isso acontecer. O fato é que o governo estadual, que tanto correu atrás para a planta da Fafen/SE não seguisse hibernada, deveria ter conseguido, antes, que a Unigel se comprometesse a priorizar suas vagas para quem vive aqui, né não?

Não fui, mas irei…

Infelizmente, um compromisso profissional de última hora impediu AndersonsBlog de fazer uma das coisas que mais gosta no jornalismo: conhecer instalações fabris e escrever sobre elas. A oportunidade perfeita seria a inauguração da fábrica ampliada da Altenburg, em Socorro.

Não fui, mas irei… 2

Dos 7,5 mil m² anteriormente, a nova planta passará a contar com 18 mil m² de área construída, com muita área verde e melhor aproveitamento dos espaços, trazendo a natureza para o dia a dia dos trabalhadores. “Queremos, cada vez mais, que nossos colaboradores possam vivenciar todos os conceitos que entregamos aos nossos clientes”, resumiu Roberto Carlos Zamprogna, gerente responsável pela unidade.

Não fui, mas irei… 3

Bem, mas você que está lendo aqui pode pensar: “ah, que nada! Vai dizer que escreve sobre linha industrial também?” Pois é, também! E assim que a assessoria de comunicação da Altenburg viabilizar, AndersonsBlog visitará a fábrica para trazer uma matéria especial numa das próximas segundas que vierem por aí, ok?

Sobre a Altenburg

Falando em assessoria, saca as informações qualificadas que ela produziu para resumir a história dessa grande empresa. “Chegando ao seu centenário (1922-2022), a Altenburg é uma empresa familiar catarinense e é considerada uma das maiores indústrias têxteis do país. São quase dois mil empregos gerados diretamente, com quatro plantas no Brasil e uma no Paraguai, mais de dez mil pontos de venda e 12 lojas próprias, além de ser a maior produtora de travesseiros do Brasil. Com foco no design, conforto e qualidade, a Altenburg leva todos os meses mais de 1,6 milhões de produtos por todo o Brasil e América Latina. As vendas também ocorrem no e-commerce www.altenburg.com.br.”

Outra ampliação

Merece também destaque a ampliação da Usina Taquari, localizada no povoado Miranda, na Capela, inaugurada na última sexta, 15. Com a expansão de produção da unidade, a indústria de processamento de cana, que integra o grupo empresarial Samam, passa de 700 mil para 1,25 milhão de toneladas em capacidade de produção (volume de cana processado), gerando mais de 2.700 empregos diretos.

Outra inauguração

Também na semana passada, na quarta, 14, foi inaugurado o novo Centro de Educação Profissional do Senac “Maria José dos Santos – Professora Lia”, em Glória. A unidade pedagógica chega com a proposta de promover transformação social na região, através da oferta de cursos voltados para o comércio e da qualificação de pessoas para o mercado de trabalho.

Outra inauguração 2

A cerimônia teve como anfitriões o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e também deputado federal Laércio Oliveira, e a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola. O governador do Estado, Belivaldo Chagas, a prefeita de N. Sra. da Glória, Luana Oliveira, e diversas outras autoridades prestigiaram o evento, assim como moradores da região e profissionais da imprensa. Conselheiros e diretores do Sistema Fecomércio também estiveram presentes.

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

Deixe um Comentário