Luciano Pimentel afirma que Sergipe irá despontar na cadeia produtiva de petróleo, gás e fertilizantes

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 14, para destacar a importância da assinatura do Protocolo de Intenções do Governo do Estado com a Petrobras e do contrato entre as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) e a rede Transportadora Associada de Gás (TAG) para interligação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). O parlamentar marcou presença nos eventos que aconteceram nessa segunda-feira, 13.

Para Luciano Pimentel, os acordos firmados representam novas oportunidades de crescimento para Sergipe e farão o estado despontar na cadeia produtiva de petróleo, gás e fertilizantes. “Saí desses eventos feliz e esperançoso com o futuro do nosso estado. Especialmente porque tive a oportunidade de conversar com o diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras, Rodrigo Costa, e ele afirmou que nós ainda não temos a dimensão do que irá acontecer ao nosso estado a partir da prospecção do petróleo em águas profundas”, destacou.

Segundo a Petrobras, o projeto Sergipe Águas Profundas contará com dois navios plataformas FPSO (floating, production, storage and offloading – navios com capacidade para processar e armazenar o petróleo, e prover a transferência do petróleo ou gás natural) e um gasoduto de escoamento com 128 km de extensão, sendo 100 km no mar e 28 km em terra. O gasoduto terá capacidade de escoar 18 milhões de m³ de gás natural por dia e somente o primeiro FPSO produzirá 120 mil barris de petróleo por dia.

“O gás produzido em Sergipe será capaz de abastecer São Paulo e o Rio de Janeiro. E nós sabemos que São Paulo é o estado mais industrializado do país, com maior consumo de energia e gás. Nós entraremos em um novo patamar de desenvolvimento. Nosso estado terá mais capacidade para atrair empresas na área de produção de vidro, fertilizantes e revestimentos”, pontuou Luciano Pimentel.

De acordo com o deputado, é preciso que os sergipanos tenham conhecimento da magnitude desta política de desenvolvimento e atratividade de empresas que iniciou em Sergipe a partir da assinatura do Protocolo de Intenções. “Às vezes temos uma visão imediatista e esquecemos que nem tudo acontece de imediato, pois projetos desta proporção demandam tempo. São sementes plantadas para o futuro. Estamos preparando um novo Sergipe, um estado com maior potencial de geração de emprego e renda para nossa gente”.

Por fim, Luciano Pimentel salientou o papel decisivo do governador Belivaldo Chagas neste novo capítulo na história de Sergipe. O parlamentar mencionou ainda a relevante contribuição do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, e do superintendente executivo desta pasta, Marcelo Menezes, no processo entre a Celse e a TAG.

“Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas que buscou, de forma incansável, o equilíbrio das contas públicas e recuperou a credibilidade do nosso estado. Prova disso é que os grandes empresários presentes no evento valorizaram o trabalho do Governo de Sergipe, afirmando que gostariam que o Brasil tivesse mais governadores firmes de propósito como Belivaldo Chagas, um governador que realiza o que se compromete a fazer”, frisou.

O parlamentar também enalteceu a atuação do deputado federal Laércio Oliveira, que foi relator da Lei do Gás. “Não poderia deixar de parabenizar também Laércio Oliveira que atuou com firmeza e lutou bravamente pelos interesses dos sergipanos na relatoria da Nova Lei do Gás. Graças ao trabalho dele na Câmara Federal, as futuras gerações terão dias melhores”, concluiu Pimentel.

Deixe um Comentário