Pesquisa Opinião via JL Política: Valmir de Francisquinho lidera com quase 50% dos votos válidos no 1º e vence em todos os cenários no 2º turno

Vamos abrir essa postagem destacando que mesmo que a pesquisa do Instituto Opinião tenha se tornado um desses memes irresistíveis da internet, sendo replicada ad infinitum na rede, AndersonsBlog a leu primeiro no site JL Política, cujo comando está a cargo do irrepreensível jornalista Jozailto Lima. Posto isso, nada mais natural do que este site chamar para si, como sempre tem feito, a análise dos números apurados, mas, antes, a republicação creditada se faz necessária (leia a publicação original aqui). E ao longo dos próximos dias a gente volta analiticamente a esses mesmos números, blz?

Pesquisa do Instituto Opinião dá a Valmir de Francisquinho, PL, 48% dos votos válidos pro Governo de Sergipe

Uma pesquisa do Instituto Opinião sobre a sucessão estadual deste ano dá ao pré-candidato Valmir de Francisquinho, PL, 48% das intenções de votos válidos para o Governo de Sergipe.

Esta pesquisa foi feita em todas as regiões do Estado de Sergipe, com exatamente 28 municípios, entre os dias 11 e 14 deste mês de maio, e entrevistou 1.573 eleitores do Estado.

Na estimulada, segundo o Opinião, Valmir seria opção de voto para 31% dos sergipanos e seria seguido pelo pré-candidato Fábio Mitidieri, PSD, com 14,1%, e pelo pré-candidato Rogério Carvalho, PT, com 13,1%.

Ainda neste questionário estimulado, o pré-candidato Alessandro Vieira teria 3,6%, João Fontes, 2,1% e Elinos Sabino, 0,2. Votariam em branco, ou nulo, 20,4% dos entrevistados e 15,5% não souberam ou não quiseram responder.

De acordo com a Pesquisa Opinião, na filtragem desses índices para votos válidos, Valmir de Francisquinho teria os 48,4% citados no título, Fábio Mitidieri seria destinatário de 21,9%, Rogério Carvalho de 20,4%, Alessandro Vieira de 5,7%, João Fontes de 3,3%, Elinos Sabino, de 0,3% e Dr Antonio Claudio, de 0,1%.

Numa simulação de uma eventual disputa entre Valmir e Fábio num segundo turno, o pré-candidato do PL teria 35,9% dos votos e o pré-candidato do PSD, 19,4%. Aqui seriam 26,7% brancos e nulos, e 18% que não souberam ou não quiseram opinar.

Numa simulação de uma eventual disputa entre Valmir e Rogério Carvalho no segundo turno, o pré-candidato do PL teria 36,1% dos votos e o pré-candidato do PT, 18,4%. Aqui seriam 26,8% de votos brancos e nulos, e 18,7% que não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa do Instituto Opinião sobre a sucessão estadual de Sergipe está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número de 08643/2022. Ela foi contratada ao Instituto Opinião pelo próprio PL.”

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário