Pesquisa Record/Real Time/Big Data: Rogério com 10pp de vantagem sobre Fábio indica eleição ainda em disputa neste 2º turno

AnderSonsBlog já analisou uma das consultas da Real Time/Big Data sobre as eleições para o governo de Sergipe (leia aqui). E, diga-se, a bem da verdade, os resultados foram bem condizentes com a eleição em si.

Mas como essas Eleições 22 têm sido uma avalanche cósmica de fatos inéditos em cima de situações que merecem ser estudadas das academias às ruas, dos botecos aos palácios, dos santuários aos puteiros, pesquisa se tornou um exercício de risco.

Acontece que a casa aqui não dá muita bola pra essa filigrana específica, pois se fundamenta muito bem em algo material na sua opinião sobre consultas populares de voto: pesquisa é o momento e acabou a conversa, beleza?

Não adianta brigar com os resultados da pesquisa. O que é necessário é ir à luta com esses resultados devidamente analisados, ora pois! Assim, vamos ao primeiro Record/Real Time/Big Data deste segundo turno, que tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95%, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) de Sergipe com o protocolo SE-07813/2022 e, através de entrevistas presenciais, ouviu 1.000 pessoas entre 10 e 11 de outubro.

Comecemos pelos votos totais:

Rogério Carvalho (PT) – 42%

Fábio Mitidieri (PSD) – 34%

Brancos e nulos – 16%

Não sabem/não responderam – 8%

 

E agora vamos pro total válido:

Rogério Carvalho (PT) – 55%

Fábio Mitidieri (PSD) – 45%

 

Vantagem confortável de Rogério? Sim, claro, porque não! Razões pro pessoal de Fábio murchar? Não, óbvio que não! É que 2º turno é confronto direto, é fight sem refresco, é 24h, é 100% alerta! E isso tudo porque qualquer movimento, um ponto apenas que seja, nos votos válidos, significa dois pontos na diferença total.

Para se entender claramente isso, usemos a margem de erro da própria pesquisa: Rogério, assim, tem entre 52 e 58%; Fábio de 42 a 48%. Num exemplo extremo, Fábio poderia chegar a 48% e Rogério a 52%! Percebe, leitor e leitora, porque a razão numa eleição de 2º turno é o exercício pleno da intensidade?

Nulos e indecisos são “chaves-mestra”

Por fim, os números dos votos totais mostram 8% de indecisos e 16% (!) de nulos! Ainda levando em consideração à margem de erro, ¼ do eleitorado está em disputa, senhoras e senhores!

Tem como dizer que as Eleições 22 em Sergipe seguem em aberto, portanto, ainda que seja obrigatório dizer também que esse tantão de eleitores sem escolha definida e/ou anulada dizem respeito ao mesmo desde sempre: a força eleitoral em forma de avalanche cósmica que… etc, etc, etc que, em última análise, dizem respeito a Valmir de Francisquinho (PL). Sigamos!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

1 Comentário

Deixe um Comentário