Prefeitura investe mais de R$ 14 milhões para revitalizar terminais do transporte público em Aracaju

Quem utiliza o transporte público em Aracaju já percebeu a grande mudança pela qual os terminais de integração passaram. Somente neste mês de março, quando são comemorados os 167 anos da capital, a população passou a desfrutar do novo Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, que substituiu o antigo Terminal do Mercado, e no próximo dia 29 a Prefeitura de Aracaju entregará a entrega da reforma completa do Terminal do DIA.

O Terminal da Atalaia também passou por uma importante reforma, com a obra entregue à população no dia 27 de agosto do ano passado. Essa série de melhorias faz parte do Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que conta com investimento de mais de R$ 14 milhões para construção e reforma dos terminais de integração.

Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari detalha que o novo terminal de integração, construído no Bairro Industrial, conta com cinco plataformas de embarque e desembarque, banheiros com acessibilidade, bicicletário, vestiários e estacionamento, “uma estrutura quase três vezes maior que a do antigo terminal da região”.

Essa nova estrutura conta, também, com 24 boxes para o comércio de vendedores ambulantes e com uma plataforma de concreto de alta resistência, com 1.000 metros quadrados, capaz de suportar o fluxo intenso dos usuários de transporte público e resistir à ação do tempo.

No Terminal do Dia, destaca o secretário, a reforma, já em fase de conclusão, está sendo executada em três módulos, para evitar transtornos aos usuários do transporte público e trabalhadores do setor. O projeto contempla a implantação de novas fundações, aplicação dos pilares, rede de drenagem e estruturas em aço, pintura, rede elétrica e piso em concreto. Além da reconstrução do muro que delimita a área do terminal, recuperação do pavimento e aplicação de piso tátil e demais equipamentos de acessibilidade.

Já no Terminal da Atalaia foi realizado um trabalho que promoveu a instalação da cobertura metálica na plataforma de embarque e desembarque, nova pavimentação asfáltica na área de circulação dos ônibus, implantação de lombofaixas, de piso tátil direcional e de alerta, reforma dos banheiros, além de novas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, de rede de gás, e de sistema de alarme contra incêndios, pintura e acessibilidade.

Sérgio Ferrari explica que as obras dos terminais têm uma importância sem igual para Aracaju. “O transporte público é um setor que precisa de muita atenção, pois muitas pessoas dependem dele diariamente para trabalhar, estudar e se locomover pela capital e pela região metropolitana. Os terminais de integração estão localizados em pontos estratégicos, com a revitalização e construção desses espaços a população terá mais conforto e segurança”, salienta.

Deixe um Comentário