SERGIPANIDADE – Semana festiva na praça Fausto Cardoso, no coração de Aracaju, exalta o “ser sergipano” com muita arte, comida e o melhor: muito pertencimento!

Antes de falar sobre a Semana da Sergipanidade que tá acontecendo de fato e para além das merecidas homenagens midiáticas, vamos esclarecer um ponto que, possivelmente, nem chamou a atenção de tanta gente assim: é que em todas as postagens sobre a Sergipanidade feitas neste dia 24 de outubro, data máxima dessa celebração, o titular deste AnderSonsBlog fez questão de aparecer em todas as imagens ilustrativas de cada um dos textos.

Explica-se: a lógica por trás dessas aparições extemporâneas está no fato de que não se trata apenas de comemorar, festejar, celebrar e registrar a tal da Sergipanidade. Antes de tudo isso é preciso assumi-la!

E foi por isso que, ao retratar figuras da política, instituições e ações delas nessa pequena série de homenagens a Sergipe, AnderSonsBlog fez questão de dar as caras em cada postagem. Certo que a casa já faz isso o tempo todo através da opinião por aqui dada, mas não necessariamente de maneira imagética, né isso?

Mas a verdade é que Sergipe merece mais! Merece que todo mundo assuma a sua Sergipanidade com o máximo orgulho, que exponha esse sentimento o tempo todo e que bata no peito feliz e altivamente pra exaltar a própria Sergipanidade que, aliás, independe de se “ser sergipano” de nascença. A gente precisa entender e louvar a certeza de que Sergipe é mais do que um estado da Federação. Nós somos é um estado de espírito, beleza?

E depois de tanta rasgação de seda, merecida, claro, agora vamos ao que de fato interessa: a Semana da Sergipanidade, que começou nesta segunda, 23, e prossegue até o domingo, 29, tá acontecendo na praça Fausto Cardoso e é um primor em representatividade e pertencimento.

Realizada pela Fecomércio/SE em parceria com a prefeitura de Aracaju, governo estadual e o trade turístico sergipano, leia-se ABIH-SE, Abrasel e Cetur, a Semana da Sergipanidade reúne num mesmo espaço o melhor da nossa culinária, o melhor do nosso artesanato, o melhor do nosso folclore e, enfim, o melhor das nossas gentes.

E tudo embalado com uma bela programação artística que começou na segunda com Chico Queiroga e Antônio Rogério, prosseguiu nesta terça com Orquestra Sanfônica, Só Xaxando e Kethyn Letícia e não para até o próximo domingo (confira a programação musical e artística da quarta até o domingo logo ao final da postagem).

E no entremeio disso tudo, muito debate e aprofundamento sobre o que, afinal, é a Sergipanidade, muita gente boa mostrando serviço e, de maneira arrebatadora, diversos pequenos stands, num formato providencial e extremamente prático de pequenos casebres estilizados, em que muitas cidades sergipanas – e infelizmente não todas, faça-se o registro – apresentam suas “armas” culturais para cristalizar a tal Sergipanidade.

Dentre os municípios presentes, três xodós de AnderSonBlog: Estância, Itabaiana e Lagarto. E xodós com as devidas razões: Estância pela sua riqueza cultural, Itabaiana pela sua pujança para o trabalho e Lagarto por ser a terra natal deste sergipano de quatro costados que se vira aqui neste site, ok? Mas, pra ser justo, todas as demais cidades que se fizeram presentes estão bem representadas por demais!

E aqui vem um insight da casa aqui: que tal levar essa estrutura da Semana da Sergipanidade para o interior sergipano? Sim, é óbvio que os custos são altos, que a logística é complicada e coisa e tal. Só que a ideia de espalhar por todo o Sergipe esse tipo de evento, que poderia se tornar uma Feira da Sergipanidade itinerante, seria uma forma de levar a cada sergipano e a cada sergipana a ideia do pertencimento que tanto se propaga, mas que muito pouco se faz para torna-la acessível a todos, ora pois!

Por fim, se você, leitor e leitora, que dedicou um tempinho de seu precioso tempo para a leitura dessa análise de AnderSonsBlog até aqui, não dedicar um tempão maravilhoso de sua existência para, até o próximo domingo, visitar a Semana da Sergipanidade na Fausto Cardoso, cá pra nós, sem avexamentos ou exageros, combinemos que terá perdido uma preciosa oportunidade de utilizar seu precioso tempo pra viver uma experiência maravilhosa, viu? E tenhamos dito!

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA SERGIPANIDADE

Quarta – 25/10

17h – Samba de Pareia

18h – Banda Jovem Sesc

19h – Júlio César

20h – Gardênia Mel

 

Quinta – 26/10

17h – Senac Aula Show: de Mangaba com Samuel Show

17:30h –Taieiras/Coral Arqui Kids

18h – Coro Sesc Juventudes

19h – Sambadeiras Mangaliza/Grupo Maculelê

20h – Evaldo Cruz

 

Sexta – 27/10

17h – Chegança Santa Cruz

18h – Coral Nova Vida Sesc

19h – Batucada

19:30h – Barco de Fogo

20h – Os Três Muleques

 

Sábado – 28/10

15h – Barqueada de Tototós/Rio Sergipe

17h – Senac Show: drink de Água de Coco

17:30h – Bacamarteiros

18h – Imbuaça

19h – Quadrilha Remelexo

20h – Rafael Costa

 

Domingo – 29/10

17h – Senac Show: moqueca de Aratu

18h – Parafuso

19h – Reisado

19:30h – As Caceteiras do Mestre Rindú

20:30h – Joba Alves

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário