Turbulência vivida pela pré a prefeita de Emília Corrêa em Aracaju pode ser fruto tanto de uma possível soberba, que sempre precede a queda, ou da falta de tato comunicacional da própria Emília. Entenda

Uma máxima, sempre utilizada por este AnderSonsBlog quando fala sobre o assunto é que Comunicação jamais venceu uma eleição, pois quem vence eleição é a política. A Comunicação é capaz de ajudar ou de atrapalhar, mas quem vence mesmo uma eleição é a política!

Dito isto, vamos recuperar dois episódios da semana passada na pré a prefeita de Emília Corrêa (PL). Primeiro foi a revelação de que alguns prés a vereador pelo PL estariam extremamente chateados como o coordenador Hugo Esoj e a sua condução na formação do chapão e das chapinhas. AnderSonsBlog conhece Hugo e acredita que ele está fazendo o seu melhor. Se tem gente insatisfeita, seguramente é gente que não se confia nas próprias potencialidades eleitorais e quer transferir responsabilidades, beleza?

Já o outro fato é o ‘diz-que-me-disse’ envolvendo a escolha do pré a vice de Emília. É que o nome mais do que natural seria mesmo o do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB). Acontece que há uma possibilidade também de se optar pelo vereador Ricardo Marques (Cidadania). Nesse segundo caso, além da forte presença midiática do parlamentar e jornalista, se resolveria a questão do próprio Cidadania, que até já lançou o delegado Augusto César como pré a prefeito da capital também. Só que, até aqui, não há informações nem de uma coisa e nem de outra, nem de um e nem de outro e, assim, a sensação é de que o barco segue singrando, mas no leme não tem ninguém que chame o feito à ordem!

Não são situações absurdas, de maneira alguma. Mas causam, sim, turbulência num momento em que quaisquer prés à prefeitura aracajuana intencionam a maior calmaria possível no sentido de ter um cenário tranquilo justamente para se montar as chapas proporcionais e fechar a chapa majoritária sem nenhum tipo de problema.

Só que, no barco de Emília, parece que nada está sendo feito para se evitar esses arranhões. E isso pode ter duas razões basilares: ou a pré-campanha dela está tão segura da vitória que acha mesmo que qualquer tipo de situação negativa não abalará a sua liderança – e esse tipo de posicionamento, leitor e leitora, pode acreditar, precede a queda!

Ou também pode estar havendo uma má condução na Comunicação – aquela lá do primeiro parágrafo, que não vence eleição, mas pode ajudar ou a atrapalhar! Nesse caso, AnderSonsBlog soube que dois profissionais gabaritados, Cícero Mendes e Junior Carvalho, coordenação geral e social media, respectivamente, são os que respondem comunicacionalmente por Emília.

Mas, diante da trajetória da própria Emília na mídia e também diante da reação dela em relação a comentários que o radialista Marcos Aurélio, da Rio FM, fez antes da filiação dela ao PL – algo do tipo ‘só acreditem no que eu falo’, seria o que na época vaticinou a própria Emília –, é preciso se isentar Cícero e Junior, pois quem parece comandar a Comunicação de Emília é a própria Emília…

E não tem nada mais arriscado do que um político tentar conduzir a própria Comunicação. Pode dar certo? Pode, porque, como já sustentado aqui, quem ganha eleição é a política, né isso? Mas pode dar errado? Pode e muito! Porque se o político se dedicar à Comunicação, pode perder um precioso tempo em que deveria estar cuidando é da… política! Nem precisa desenhar pra que se chegue a conclusão de que, nesses casos, a ‘merda vira boné’ numa velocidade absurda, né? Sigamos!

Gostei 3
Não Gostei 1

1 Comentário

  • Luiz Eduardo Oliveira

    16 de abril de 2024 - 12:41

    A cidade de Aracaju com tantos problemas e o foco é só em nomes. Só em política partidária. Precisamos evoluir e meios de comunicação, também. Que tal começar dando espaço aos pré-candidatos para falar e apresentar alternativas para o atraso de nossa Aracaju. Festas não resolvem e nem resolverão problemas estruturais. Vamos focar em Aracaju e nas possíveis alternativas. Promover o disse me disse não ajuda.

Deixe um Comentário