Candisse Carvalho é, oficialmente, a primeira pré-candidata homologada por um partido na disputa pela prefeitura de Aracaju. E o PT não fará jogo de cena, não: quer vencer no maior número possível de capitais

A primeira data oficialmente incorporada ao processo eleitoral aracajuano deste ano da graça de 24 já está posta: 9 de março. É que, neste dia, um sábado, se definiu oficialmente a primeira pré-candidatura à prefeitura de Aracaju: Candisse Carvalho foi homologada pelo PT, que definiu candidatura própria, e agora terá sua pré submetida a quem mais interessa, que são justamente os aracajuanos e as aracajuanas.

Devido a um choque de agenda na manhã de sábado, AnderSonsBlog não teve como comparecer à homologação. Mas pode acompanhar nas redes sociais e, principalmente, contou com a generosidade de sempre da jornalista Katiane Menezes que, prontamente, fez duas perguntas a uma figura-chave nesse evento petista, que entrará nesse texto mais à frente.

Antes, vamos descortinar três pontos fundamentais: primeiro é que na semana passada inteira o que mais se leu e ouviu no jornalismo político – ou ‘colunismo de políticos’, como já disse um querido jornalista cujo nome preservaremos – era que o evento do PT estaria esvaziado por conta da maior corrente interna do partido, a CNB, garantir a sua não participação. Bem, o evento lotou a área interna da sede do PT, na Barão de Maruim, centro de Aracaju, e isso é incontestável, uma vez que o total de delegados necessários para a homologação de Candisse como pré a prefeita foi confortavelmente atingido e até mesmo superado. Fato!

Segundo: a tática de ‘diminuir’ Candisse com base num argumento pueril, de que ela seria ‘cristã nova’ dentro de petismo não se sustentou diante do prestígio que a sua homologação teve na seara política do partido. E ainda que a presença de um senador, Rogério Carvalho, fosse por demais óbvia, uma vez que ele esteve no evento como partidário, mas também para dar total apoio a sua esposa, num gesto que o posiciona muito bem no sentido de empoderar o feminino na política, outros nomes se destacaram.

Comecemos por Cristiano Viana, prefeito de Simão Dias – que à noite se filiou ao PT e teve sua presença em Aracaju devidamente retribuída, mas isso é assunto pruma outra postagem –, além de Givanildo Costa, prefeito de Salgado; Gilberto Maynart, prefeito de Maruim; e Dr. Fábio, prefeito de Arauá, marcaram presença. Assim como o vereador por Aracaju, Camilo Daniel, todos representaram municipalidades na homologação.

E ainda se registrou a presença de dois deputados federais do PT: João Daniel e Lindbergh Farias, este do Rio de Janeiro. Portanto, de representatividade política o evento que homologou Candisse esteve muito bem, obrigado.

E o terceiro ponto diz justamente respeito a presença de Lindbergh, visto que além de deputado federal, ele é esposo de Gleisi Hoffmann, que vem a ser, nada mais, nada menos, do que a presidente nacional do PT.

E foi justamente a ele que a querida Katiane Menezes levou duas perguntinhas básicas deste AnderSonsBlog que o leitor e a leitora acompanham a seguir!

Há um compromisso do PT nacional com as candidaturas petistas em Aracaju e nas capitais? “Deixa eu te contar: é que tem uma avaliação que eles (direita) vão fazer o tempo todo: ‘é porque o PT ganhou a eleição ou perdeu’. Vencer eleição em capitais é muito importante! Vencer em São Paulo também, com o Boulos (Guilherme, PSOL), é muito importante, pois ele vai ser o nosso candidato lá. E eu acho que o Nordeste é o lugar em que o PT tem que apostar todas as fichas. E acho que a (pré) candidatura própria da Candisse, que tem um ar de novidade também, o PT nacional terá que apostar com muitas forças, pois acho que aqui, com a força do Lula, é possível a vitória”.

Mas Lindibergh não ficou apenas no posicionamento genérico do PT em relação às Eleições 24 nas capitais. Nesse momento em que a presença feminina nas disputas eleitorais é levada cada vez mais a sério, a pergunta não poderia ser outra: em Aracaju, já que é uma candidatura de uma mulher, o PT terá uma atenção ainda mais especial? “Sim! Esse sempre é um critério. O PT está estimulando muito candidaturas de mulheres pelo partido pelo país afora. E se trata de uma capital importante do país. E a gente tem que ganhar, pelo menos, umas cinco capitais no Brasil. Isso é importante, porque eles (direita) vão querer avaliar o resultado do PT, do presidente Lula, por isso! Então eu tô com muita fé! Eu saio daqui muito bem, pois teve uma energia muito boa nesse encontro. Essa militância, essa garra, depois de tudo o que a gente viveu, a luta contra o golpe, a prisão do presidente Lula, essa virada, eleger Lula como Presidente da República de novo. Eu fui eleito prefeito da cidade de Nova Iguaçu (RJ) em 2004, logo depois que o Lula entrou. Depois dessa vitória do Lula agora vai ter um crescimento do PT em todo o Brasil. Pode esperar que isso vai acontecer!”.

Leitor e leitora, AnderSonsBlog já alerta, desde um tempo, que o PT não estaria pra brincadeira nessas eleições. Mas aí vem aquela parte do leitorado aqui da casa que, apesar de ter sua opinião respeitada, acaba tendo uma visão curta do processo, especialmente por seus ódios e amores internos. Aí confundem análise com as suas próprias paixões.

Assim, garantir que o PT não está blefando com Candisse Carvalho e nem estaria blefando fosse qual fosse o nome não é um ‘ato’ de apoio ao PT, não! É uma consumação analítica de fatos que vêm ocorrendo ao longo do tempo. Simplesmente isso!

Agora, em relação ao sucesso da pré de Candisse junto ao eleitorado, aí é algo que cabe a ela, ao quanto ela gastará de sola de sapato e de saliva para estar na rua conversando – e, principalmente, ouvindo – com o povo.

Agora, uma coisa é certa: embora tenha seus embates internos, o PT, como um organismo sócio-político, diz a que se pretende nessas eleições municipais através das palavras claras do deputado Lindbergh Farias: “Candisse, que tem um ar de novidade também, o PT nacional terá que apostar com muitas forças, pois acho que aqui, com a força do Lula, é possível a vitória”.

Se o resultado será o esperado e desejado por Lindbergh, aí são outros quinhentos. Mas diante de declarações dessas, será que ainda há quem duvide que a pré a prefeita de Candisse Carvalho é pra valer? Sigamos!

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário