Dentre os nomes genuinamente “edvaldistas” pra sucessão aracajuana, somemos Antônio Bittencourt: vereador pode ser opção consensual dentre os governistas. Duvida? Vai vendo

Como a escolha governista de um nome pra concorrer à prefeitura de Aracaju tá um tanto quanto, digamos, melindrosa, deixemos logo dois pontos claros por aqui.

(1) A análise de AnderSonsBlog sobre o nome do vereador Antônio Bittencourt (PDT) como sendo viável consensualmente não tem nada a ver com o próprio. Em verdade se trata de uma espécie de combustão de ideia espontânea aqui da casa, já que o que tem de gente pitacando qual seria o nome de consenso não tá nos gibis, nem nos digitalizados, viu?

(2) Também não se trata de uma análise por conta dele ser um querido amigo de AnderSonsBlog e nem por ter sido professor do titular do blog na Unit – aliás, se fosse por isso, ele seria até descartado, uma vez que lecionou Teoria Política em plenas manhãs de sábado e não deu um 10, ficando num mero 9,5, numa prova em que AnderSonsBlog destrinchou a obra de Michel Foucault. É sério, Bitencas, merecia um 10, cabra!

Dito isto, vamos aos fatos: o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) já deu sinais em direção ao secretário estadual Luiz Roberto, que também o secretariou, e a Waneska Barbosa, atual secretária de Saúde de Aracaju. E os dois são reconhecidamente nomes de confiança de Edvaldo.

Acontece que Bittencourt também o é, visto a amizade que os une há mais de 30 anos e a parceria política firmada e fundamentada desde os tempos do PCdoB entre os dois que se concretiza atualmente na atuação do vereador na Câmara de Aracaju. Disso ninguém duvida e ninguém há de discordar.

Mas aqui coloquemos mais dois pontos claros que justificariam a possibilidade de Antônio Bittencourt ganhar força e corpo visando a indicação governistas de uma sua candidatura a prefeito de Aracaju.

(1) Numa eleição que se apresenta notadamete pautada pela representatividade, sendo a de gênero a mais visível até o momento, com as Emílias, Candisses, Elianes, Yandras, Katarinas, Danielles e Lindas em franco destaque, por que não a representatividade racial entrar na ordem do dia? Aí, então, Bittencourt se encaixaria perfeitamente por ser negro. E numa cidade majoritariamente preta, ter um prefeito preto seria, sim, uma ápice representativo, ora pois!

(2) Mas para além de ser um ativo combatente do preconceito racial, tendo ações efetivas e não meramente midiaticas sobre o tema, Bittencourt também tem experiência no Executivo tendo sido, apenas pra ficar em Aracaju, secretário de Educação, numa indicação pessoal do próprio Edvaldo, e também secretário do Desenvolvimento Social. E, nesse caso, olha a deixa: quando secretariou o Desenvolvimento Social, Antônio Bittencourt ocupou o cargo por indicação de quem, de quem, de quem? Olha só, leitor e leitora, por indicação do então deputado federal e hoje governador Fábio Mitidieri (PSD).

E, de mais a mais, Bittencourt se relaciona bem com todo mundo do mundo da política, inclusive com quem, em algum momento, tenha sido um desafeto pontual. E isso, eleitor e eleitora de Aracaju, conta muitos pontos, visto que administrar uma capital exige capacidade de transitar entre as mais diferentes e divergentes correntes políticas, né verdade?

Mas, pra reforçar, aqui trata-se de uma análise de cenário espontânea, sem a pretensão de forçar a barra em cenários possíveis e imagináveis. Além disso, serve também pra reforçar uma questão bem caseira aqui da casa: Bitencas, a prova do Foucault merecia um 10, viu? Simbora!

Gostei 0
Não Gostei 0

4 Comentários

  • Motta do Santa Maria

    27 de outubro de 2023 - 12:42

    Tamos juntos

  • Déa Jacobina

    27 de outubro de 2023 - 12:56

    Concordo plenamente com o blogueiro, Bittencourt reúne condições para assumir a PMA

  • Robson Anselmo Santos

    27 de outubro de 2023 - 14:27

    Esse texto parece ter sido escrito em decorrência de diálogo que mantive recentemente com alguns amigos sobre o vereador Bittencourt e oportunidade e, não somente, possibilidade, dele ser indicado por Edvaldo para ser o seu sucessor. Para muitos de nós que compartilhou a militância com os dois, não há motivos para que o Prefeito esteja a procura de um nome que represente o seu projeto político. Pois, não é por falta de fidelidade de Bittencourt a ele. O vereador tem demonstrado ser defensor radical do projeto liderado pelo Prefeito. Inclusive, deixou as fileiras do PCDOB, partido no qual se fez ator político, pensante, herdeiro do posicionamento político do seu pai, e foi para o PDT a pedido de Edvaldo Nogueira. Por outro lado, Aracaju tem um prefeito negro há décadas. Na época que o saudoso João Alves Filho foi prefeito, ele não se reconhecia como homem negro. Bittencourt é reconhecidamente negro. É um intelectual e político negro com vinculação com as causas raciais, comprometido com a superação do racismo e das desigualdades e iniquidades resultantes da estrutura racista da sociedade. Ele circula com tranquilidade entre os diversos segmentos que conformam o movimento negro em Sergipe, com posicionamentos respeitos seja entre os intelectuais negros, mulheres negras, povos de terreiros, juventude negra e outros. Assim, o Prefeito Edvaldo deveria olhar com mais vontade as credenciais do Bittencourt e fazer o maior programa de Promoção da Igualdade racial de todas as suas gestões, indicando Bittencourt como o seu sucessor.

  • Neusvaldo

    27 de outubro de 2023 - 17:23

    Ótimo nome, gente que faz a boa política!

Deixe um Comentário