Segue a saga: afinal, se Associações Pró-Construção fossem ruins, teriam chegado a 52 empreendimentos e 3.392 unidades entregues e/ou em andamento?

Quando a gente toca num assunto relevante, parece um vespeiro: não para quieto de jeito nenhum. Assim, voltemos à luta Aseopp X Associações Pró-Construção que, desde sempre, AnderSonsBlog considera uma judicialização desproporcional da parte da Aseopp.

E esta casa não está sozinha, vide o que publica nesta quinta, 23, o Blog do Cláudio Nunes (leia AQUI). Em resumo, ainda que a Aseopp venha questionando as Associações Pró-Moradia, ao menos até agora, e em todas as frentes em que o questionamento foi feito, o modelo associativo tem sido vitorioso.

E, de mais a mais, as Associações Pró-Moradia, assim como os demais tipos de associações, encontram respaldo jurídico. Se a Aseopp seguirá com seus questionamentos, aí é assunto pra uma outra postagem. Mas, repita-se, até aqui, nada contra as associações foi decidido, certo?

Mas, voltando a história do vespeiro, o assunto segue fervilhando e, vez por outra, algumas informações interessantes chegam ao blog e vale dar uma olhada. A mais recente foi uma lista bem completa de empreendimentos feitos através do modelo Associações Pró-Moradia localizados primordialmente em Aracaju ao longo dos últimos anos. É possível vê-la em detalhes ao final dessa publicação.

Mas ao passar o olho rapidamente, um empreendimento saltou aos olhos através dos caminhos do coração: Cândido Portinari, encravado na área mais nobre da 13 de Julho. E o site explica: ali morou a saudosa Zelita Prata Barbosa, que vem a ser tia-avó deste jornalista, irmã que era do saudoso avô Zé Marcelino, figura ímpar da história lagartense, com toda modéstia à parte, viu?

Pois bem, Tia Zelita, como todos a chamávamos, era matriarca típica: mãezona de família, de uma religiosidade cativante, além de extremamente atenciosa com todas as relações familiares possíveis – e este que vos escreve é prova viva disso, desde sempre!

Mas até por ter sido casada com quem foi, nada mais, nada menos do que o extraordinário e também saudoso Gentil Barbosa, também Tia Zelita era danada de atenta ao que podemos chamar de relações de mercado. Ah, ninguém enganava ou ludibriava ela, não, que também, apesar de lagartense, adquiriu uma alma itabaianense inundada por um belíssimo faro para os negócios, fruto do seu longo relacionamento com Gentil, é claro!

Bem, mas esse parêntese pessoal e sentimental serve, na verdade, para vaticinar uma coisa: se o modelo associativo que construiu a Mansão Cândido Portinari tivesse alguma falha ou problema, Tia Zelita, que viveu por muitos anos no belo apartamento que por lá possuiu, teria, como se diz, ido pra cima, pode ter certeza, leitor leitora!

Então, finalmente passemos a lista em si: composta por um total de 52 empreendimentos, dos quais 35 já estão devidamente entregues e sendo usufruídos pelos seus sócios-proprietários, a referida computa um total de 3.392 unidades, sendo estas divididas entre apartamentos, casas, lotes e unidades comerciais.

São números portentosos, sem dúvida. E aqui é que vêm uns questionamentos bem diretos: estariam aí esses mais de 3 mil sócios-proprietários envolvidos em empreendimentos realizados através do modelo associativo todos, sem exceção, abilolados, dispostos a jogar dinheiro fora? Não estariam todos eles conscientes de seus deveres, enquanto sócios, e de seus direitos também, especialmente o da livre escolha de como, quando e onde investir seus recursos?

Afinal, que espécie de véu imaginário estaria sobre os olhos e sobre a percepção de tanta gente para causar uma espécie de transe coletivo que impediria todo esse povo de ver algo de “errado” nas Associações Pró-Construção?

AnderSonsBlog tem consciência de que essa celeuma, infelizmente, deve continuar. E por isso mesmo se posiciona no sentido de continuar se aprofundando nesse tema e nesse embate, Aseopp X Associações Pró-Construção.

Mas como antiguidade é posto, também continua entendendo que tanta gente, assim como o fez a querida Tia Zelita, e isso levando em consideração que, desses empreendimentos todos, alguns têm mais de duas décadas, teve suas motivações para investir no modelo associativo e não tem tido razões para se arrepender. Simples assim! E segue o baile!

 

EMPREENDIMETO QUANTIDADE
Alama Residence 48
Antônio Andrade 26
Aprazível Matapoã 20
Baraúna 24
Barolo Residence 52
Buena Vista 70
Candido Portinari 12
Cartier 48
Centro Médico Empresaria Premier 382
Centro Médico Jardim Europa 365
Cidade de Roma 48
Domani Cittá 52
Eldorado Residence 52
Emiliano Residence 53
Garden Tower 52
Helder Câmara 24
Horácio Hora 48
Horto da Sementeira 52
J. Inácio 26
Jardim Di Napoli 26
Jardim Residence 56
Mandarim Residence 26
Maya Residence 89
Mirante do Atlântico 36
Monet 48
Nexus 90
Oscar Niemayer 24
Ouro Negro 39
Ouro Verde 39
Parque Belo 26
Plaza Atalaia 28
Portal do Farol 52
Portal do Viral 103
Rooftop 123
San Juan 95
Smart Rio 84
Sun Beach 44
Sun View 58
Terrazo Verdetto 36
The Palms 148
The View 26
Tramandaí 48
Vale do Luar 52
Vale dos Lagos 96
Velásques 44
Ville Al Mare 174
Vincent Van Gogh 13
Vittorio Emanuele 52
Total de Associações 52
Unidades aptos

Unidades casas

Unidades lotes

Unidades comerciais

1946

20

589

837

Total de Unidades 3392

 

 

 

 

Gostei 0
Não Gostei 0

Deixe um Comentário