Nesta segunda, 3, a moçada técnica da Infraero esteve em Itabaiana. Capitaneada por Cláudio Santos, funcionário da empresa que eficientemente dá as cartas no setor aeroportuário brasileiro, a ideia foi analisar a viabilidade dum terminal aéreo em solo itabaianense. Lógico que tudo está ainda numa fase preliminar, analítica e mesmo primária. Mas não se pode ignorar a receptividade do prefeito Adailton Sousa e nem a disposição do deputado federal Ícaro de Valmir e de seu pai, o líder político Valmir de Francisquinho, todos do PL, na hora de encampar essa luta. Ainda mais em tempos em que o transporte aeroviário busca soluções para baratear seus custos finais – vide o exemplo da Gol, via Passaredo, que quer por que quer findar seu voo Aracaju/Salvador por não lucrar, simplesmente assim! Pra ser bem claro: um aeroporto como o de Aracaju custa caro demais para a aviação regional, ora pois! E uma outra possibilidade seria mais do que bem-vinda nesse sentido! Só que a turba do contra e, invariavelmente governista, saiu logo falando besteira: “Ah, mas Lagarto já tem!”. Frise-se: besteira máxima, radicalmente besta a ponto de não ter fim! A pista de pouso lagartense é massa demais, mas está ali pra servir ao incrível Hospital do Amor e sua vertente lagartense a partir da experiência exitosa de Barretos/SP. Já imaginou o controle aéreo dessa pista tendo que decidir entre quem deve pousar? Seria um avião com turistas ou seria um avião com paciente e/ou médicos? Nem precisa desenhar, né? E diante de tantas obviedades ululantes, AnderSonsBlog vai apelar: além de tudo isso que foi exposto aqui, vale demais ler o que Antônio Samarone relata logo abaixo! Se, depois do que ele diz, a sua opinião, leitor e leitora, ainda for contrária a um aeródromo em Itabaiana, então só nos resta paciência!
“Aeroporto em Itabaiana!
Antonio Samarone*
Valmir de Francisquinho foi à Brasília, com o seu grupo político, querendo trazer um aeroporto para Itabaiana. Cutucou uma parte da ciumenta elite política do Estado.
Um intelectual amigo me ligou aborrecido: “Valmir está pensando o quê, Itabaiana é a Capital Brasileira do Caminhão, onde já viu um aeroporto? Baixem a bola!”
Eu caí na risada!
Meu amigo, eu cresci esperando esse aeroporto. No final da década de 1950, Euclides Paes Mendonça, acompanhado por Leandro Maciel, procuraram o Brigadeiro Eduardo Gomes em busca desse aeroporto. No tempo chamava-se “campo de aviação”. E o Brigadeiro prometeu.
O terreno foi desapropriado dos Breus. A pista de areia chegou a ser feita e o terreno cercado. Os mais velhos lembram. Muito tempo depois o terreno foi invadido, em época de eleição: nasceu a “Lata Véia”, hoje o moderno Bairro da Torre.
Acho que a família dos Breus não foi devidamente indenizada e doou o que restou do terreno do aeroporto, para o Itabaiana construir a Vila Olímpica.
Muito tempo depois, o Itabaiana, para pagar dívidas, revendeu o terreno do aeroporto para os comerciantes. É lá que está instalado o nosso Shopping Center, de Messias Peixoto.
O aeroporto de Itabaiana da década de 1950/60, só não foi concluído por conta da morte prematura de Euclides Paes Mendonça.
Valmir pensou alto!
Itabaiana vive uma nova arrancada econômica, e precisa sim de um aeroporto, para voos locais de pequenas e médias aeronaves. Aeroporto, centro de convenções, museu, teatro, hotéis e, sobretudo, de líderes criativos e que pensem grande.
Além do mais, Lagarto já tem o seu aeroporto. (risos)
*Médico Sanitarista“.