IFP/Portal e TV Itnet – tirados os votos não válidos e os indecisos, oposição mostra força e Valmir de Francisquinho pode vencer no 1º turno

Analisar dados apurados em pesquisas de intenção de voto é uma arte e também uma ciência.

E embora AndersonsBlog não seja nem artista e nem cientista, posto que é jornalista e cidadão, como o intuito do site é levantar debates, vamos cair pra dentro!

Mas não sem antes lembrar: o Instituto França de Pesquisas (IFP) fez a pesquisa e o Portal e TV Itnet a divulgou nesta segunda, 20.

E tal levantamento foi realizado nos 75 municípios sergipanos, entre os dias 03 e 17 de junho.

O IFP ouviu 1.201 eleitores, a pesquisa tem margem de erro de 2,8% e o Intervalo de Confiança é 95%, tendo o seguinte registro no TSE: SE-01064/2022.

Com as obrigações legais devidamente cumpridas, vamos a nossa análise: a pouco mais de três meses da eleição para governador, oposicionistas dão um banho nos situacionistas!

E isso pode ser facilmente comprovado quando se avalia os dados da IFP com a exclusão das respostas Nenhum/Branco/Nulo e também daquelas que disseram não saber ou estarem indecisos.

Com isso, restam os ditos votos válidos. E, nesse ponto, mais uma vez, não há muita diferença entre as pesquisas anteriores, sejam as realizadas pelo IFP, sejam as feitas por outros institutos.

Assim, vamos aos números que podem ser considerados como intenções de voto válidas: Valmir de Francisquinho tem 44,58%; Fábio Mitidieri, 19,04%; Rogério Carvalho, 18,51%; Alessandro Vieira, 14,65%; João Fontes, 2,57%; e Antônio Cláudio, 0,65%.

Primeira questão: Valmir de Francisquinho, mesmo diante dos revezes provocados por seus adversários que enfrenta no tapetão, segue sendo um fenômeno eleitoral em Sergipe.

Segunda questão: se somarmos as intenções de voto válidas de Valmir com uma parte das que são intencionadas a Rogério Carvalho – e é obrigatório que se diga se tratar de apenas uma parte, visto que o PT segue sendo parte constitutiva do atual governo – e mais as intenções válidas de voto direcionadas a Alessandro Vieira, sem favor algum é possível se concluir que algo em torno de 70% dos sergipanos não querem “governistar” neste ano da graça de 22.

Senão, vejamos: 44,58% de Valmir mais 14,65% de Alessandro, sempre em relação as intenções válidas, dá 59,23%. E, convenhamos, os dois representam uma oposição efetiva, de verdade mesmo.

Se levarmos em consideração que metade dos votos intencionados a Rogério Carvalho possuem esse viés mais oposicionista, e como ele pontua com 18,51%, eis aí a matemática objetiva: cerca da 70% do eleitorado sergipano quer votar na oposição e ponto! Quer, enfim, “oposicionar”! Simples assim!

 

1 Comentário

  • Ary Sousa

    21 de junho de 2022 - 12:08

    Grande jornalista, sempre bem atualizado e comentários inteligentes. Abraço amigo, sucesso.

Deixe um Comentário